00:00:00

Nutricão Enteral e Parenteral

Abertas inscrições para 32 vagas


Começou nesta segunda-feira (24) o período de inscrições para a pós-graduação Lato sensu em Nutrição Enteral e Parenteral. O prazo vai até a próxima sexta-feira, 28. São 32 vagas para técnicos de nível superior nas áreas de nutrição, medicina, enfermagem, farmácia, bioquímica e biomedicina. A formalização da inscrição ocorre no Palácio da Cultura Nenê Maccagi, de 8h às 13h.

O edital com todas informações para o candidato e o modelo do formulário de inscrição a ser preenchido estão disponíveis no endereço eletrônico www.sesau.rr.gov.br. A especialização é uma parceria entre, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Faculdade Machado de Assis de Curitiba e Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES/RR).

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Permanente, Janus Moreira, a formação é destinada aos servidores de nível superior, preferencialmente efetivos, dos cursos das áreas afins das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Boa Vista, que atuem ou se comprometam a compor as equipes de nutrição enteral e parenteral pelo prazo mínimo de 36 (trinta e seis) meses após a conclusão do curso.

Moreira ressaltou que a especialização de 450 horas/aulas é importante porque com a viabilização da habilitação dos serviços de nutrição enteral e parenteral na rede hospitalar, a medida garante aos pacientes assistência adequada. “Contudo, a unidade tem a possibilidade de receber recursos do Ministério da Saúde, para investir nas ações em Roraima, já que teremos profissionais habilitados no Estado”, explicou.

As aulas do primeiro módulo da especialização estão agendadas para iniciar dia 26 de março, e o curso todo está revisto para encerrar em 2015. O curso levará 18 meses para concluir, sendo 14 módulos presenciais. O diretor lembrou que, embora o curso seja gratuito, no ato da matrícula o candidato deverá assinar um termo de compromisso de assiduidade até a conclusão do curso. Em caso de desistência injustificada ou reprovação, o aluno terá de reembolsar para o Estado R$ 7.812,50.

Para o secretário estadual de saúde, Alexandre Salomão, essa será a primeira turma formada em Roraima de profissionais especialistas na área. “Nossa expectativa é contribuir com a qualificação desses profissionais, que certamente aplicará os conhecimentos adquiridos para melhor atender aos usuários do SUS”, acrescentou.

USO DE SONDAS

A nutrição enteral é aquela que não utiliza a via oral normal para a entrada dos alimentos. Esta se faz por meio de sondas introduzidas diretamente no estômago ou no intestino do paciente. É importante lembrar que as sondas para alimentação são diferentes das sondas para excreção.

Quanto a nutrição parenteral é a alimentação que fornece todos os nutrientes necessários ao paciente por via venosa. Ela deve ser utilizada quando o trato gastrointestinal não está apto a receber alimentos, ou seja, no agravamento do quadro do paciente que recebe nutrição enteral ou em casos de obstruções severas do tubo gastrointestinal, pancreatites, fístulas, traumatismos, intervenções cirúrgicas, pós operatórios, doenças inflamatórias intestinais, síndromes disabsortivas, queimaduras graves e extensas, entre outros casos.

Últimas Postagens