- 12 de novembro de 2024
82 novos casos suspeitos
Dos 342 pacientes atendidos na ação de monitoramento ao câncer bucal, realizado pelo Hospital Coronel Mota (HCM), durante toda a semana passada (17 a 21 de fevereiro), 82 pacientes foram diagnosticados como casos sugestivos para a doença. As amostras de tecido foram encaminhadas ao Laboratório Central de Roraima (Lacen) para fazer biopsia. A previsão é dentro de 30 dias os resultados sejam repassados ao HCM.
De acordo com a diretora-geral do HCM, Erineuda Teixeira, os pacientes que tiveram resultados positivos serão localizados pelo unidade para que deem início ao tratamento especializado na unidade o mais rápido possível. Ela frisou que o rastreamento entre os pacientes diagnosticados como casos suspeitos foram em decorrência de alguma lesão na região da boca, seja uma afta, manchas brancas, sangramentos ou nódulos. “Os pacientes não precisam se desesperar, pois os resultados das biopsias podem ser negativos. Porém, se for positivo, com o tratamento precoce há grande chance de cura”, frisou Erineuda.
Na avaliação da diretora, a ação foi um sucesso de público, ela não esperava o comparecimento de tantas pessoas nos cinco dias da ação. “É importante observar as lesões na boca, caso perdurem por mais de 15 dias, o paciente deve procurar um especialista. As lesões normalmente são indolores e o diagnóstico tardio reduz consideravelmente as chances de cura", ponderou.
ATENTO
O câncer de boca é mais frequente em pessoas com mais de 30 anos, fumantes, pessoas que consomem grande quantidade de bebidas alcoólicas e, também, naquelas que sofreram lesões devido a longas exposições ao sol ou pelo uso de próteses bucais. É preciso estar atento aos primeiros sinais como por exemplo, uma afta que persiste por mais de duas semanas, manchas brancas ou vermelhas, que apareçam espontaneamente, ou mesmo nódulos que começam como caroços pequenos, mas que adquirem volume discreto a ponto de ser perceptível. Além disso é preciso evitar o tabagismo, alcoolismo e a exposição ao sol. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, além da língua nas bordas e embaixo dela.
O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
ATENDIMENTO
A rotina dos atendimentos dos bucomaxilarfaciais voltou ao normal. De segunda a sexta-feira, nos dois expedientes, são realizados cerca de 10 atendimentos, em cada um dos turnos. Erineuda lembrou que os atendimentos são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), precisamente dentistas dos postos de saúde. A unidade possui quatro profissionais na unidade para atender à demanda.