- 12 de novembro de 2024
Mais polícias nas ruas
Para aumentar o efetivo da Polícia Militar de Roraima, o governador José de Anchieta assinou nesta segunda-feira (24), no auditório do Corpo de Bombeiro, o termo de posse de mais 300 novos policiais do último certame da corporação realizado em 2013. Com a nova convocação, o Governo de Roraima proporcionará a entrada de 600 militares, aumentado o efetivo da PM.
Durante o ato solene, Anchieta proferiu a aula magna para os novos alunos do Curso Formação de Soldados da PM, com a temática “Desafios para o Desenvolvimento”. Diante de uma plateia formada pelo vice-governador, Chico Rodrigues; a secretária da Promoção e Desenvolvimento e primeira-dama, Shéridan de Anchieta; o comandante geral da PM, cel. Edison Prola; oficiais, praças, alunos e demais autoridades, o chefe do executivo destacou a importância de transmitir informações estratégicas sobre o Estado.
“Na academia de polícia eles irão aprender noções teóricas e práticas sobre a conduta policial, e aqui nossa intenção é passar para os novos militares para dar uma visão geral pelo prisma governamental do que é o estado de Roraima, a vocação econômica do estado, para que eles decidam como podem contribuir não só como policiais, mas como cidadão”, explicou o governador.
Anchieta classificou como maior desafio da administração do executivo estadual é aumentar a participação do setor agropecuário e diminuir a participação do Estado. Temos que consolidar nossa economia e não depender mais dos repasses do governo Federal. “Ao longo desses últimos seis anos trabalhamos para resolver a transferência das terras da União para o Estado e investimos fortemente em infraestrutura com a recuperação da malha viária, expansão da rede de energia elétrica e as obras de saneamento que deixaram Boa Vista com 100% de água tratada e 90% das casas com acesso a rede de esgoto”, afirmou.
O aluno-soldado, Thiago Magalhães, 26, disse que a escolha pela carreira militar se deu pelo sentimento de trazer mais segurança a população e poder investir em uma profissão promissora. “Além da estabilidade financeira que o militar tem, percebemos os investimentos que o Governo de Roraima realizou na segurança pública, com a aprovação do nova lei de remuneração e a compra de materiais e armamento, desta forma a população pode esperar policiais graduados, preparados e prontos para atender da melhor forma o cidadão”, enfatizou.
Ao fazer uma breve retrospectiva da Polícia Militar, o Cel. Edison Prola destacou o salto em números de militares incorporados. “Demos passos largos no crescimento de nossa instituição, foram investimentos em todas as áreas, contudo o mais importante foi o aumento no efetivo, que nos últimos seis anos foram convocados 810 novos militares”, disse.
Ainda segundo o comandante geral da PM, os novos convocados serão distribuídos de forma regionalizada para atender a capital e todos os destacamentos do interior.