- 12 de novembro de 2024
Anchieta vê asfalto no interior
A estrada vicinal tronco Paredão, no município de Alto Alegre, começou a receber, nesse domingo (23), as primeiras camadas de asfalto. Em visita ao local, o governador José de Anchieta classificou de dia histórico para os moradores da vila do Paredão o início do asfaltamento da rodovia. Segundo ele, a conclusão da obra concretiza “sonhos” de quem vive na localidade.
“Estamos realizando um sonho antigo desse povo. O acesso ao Paredão era muito difícil, principalmente, durante o inverno. Hoje (23), iniciamos o asfaltamento dos 47 quilômetros da estrada, portanto, é um dia histórico. Fico emocionado e quero compartilhar da alegria do povo de Alto Alegre, em especial do Paredão, vila muito antiga e com importante produção agrícola”, disse o governador.
O prefeito do município de Alto Alegre, José de Arimatéia, o Teca, ressalta a importância dos investimentos em infraestrutura de transportes não apenas para o escoamento da produção agrícola, mas para o oferecimento de melhoria do acesso a serviços essenciais.
“As más condições de tráfego dificultam a prestação dos serviços de educação e de saúde, prejudicando o desenvolvimento social dos moradores. O Governo do Estado acertou nessa demanda. O que é mais importante hoje para os moradores do Paredão é a estrada. Então, é uma felicidade muito grande a realização dessa obra e o maior beneficiado é o município”, afirmou.
Morador da vila do Paredão há 26 anos, o agricultor Pedro Guimarães Cardoso, de 70 anos, afirma que, quando chegou ao local, havia apenas um caminho precário no meio do matagal. “Essa estrada é um sonho realizado para todos os moradores do Paredão. Muitos tinham até a ideia de vender os lotes, por causa das dificuldades de acesso”, disse.
Segundo ele, quando pretendia fazer uma viagem para Boa Vista, era necessário programar com uma semana de antecedência. “Pensava, quantas horas vou ficar nessa estrada, puxando e empurrando o carro e ainda vou chegar enlameado. O asfalto vai trazer desenvolvimento e tranquilidade. Hoje, se não quiser ir de manhã, vou à tarde, porque sei que vou chegar, por isso é muito bom o que o governo está fazendo”, afirmou Pedro Guimarães.
Satisfação revelada também pela agricultora Antônia de Carvalho, de 70 anos, moradora do Paredão há 28 anos. Ela afirma que tinha muitas dificuldades ao sair da vila para vender seus produtos em Boa Vista. “Tinha que sair daqui numa quarta-feira pra chegar lá na sexta-feira. Muitas vezes, quando o carro quebrava, uns puxavam com uma corda e outros empurravam. Quando chegava, estava exausta de fazer força, empurrando o carro pra sair dos atoleiros. Os produtos chegavam amassados e muitas vezes estragados. Hoje, a viagem é feita em uma hora e meia e com o asfalto vai ficar mais rápido ainda. Vamos voltar a produzir”, disse.
Com previsão de término até o final do próximo mês de março, a obra de asfaltamento de 47 quilômetros da vicinal tronco Paredão começou no início de 2013 e está sendo executada pelas empresas Ardo Construtora e Pavimentação e E.J. Construções, com investimentos de R$ 18,6 milhões.
De acordo com o governador José de Anchieta, a estrada será inaugurada antes do início do inverno. “Mesmo no domingo, os funcionários da Ardo estão trabalhando. O inverno está chegando e eu tenho o compromisso com o município de Alto Alegre e, especialmente, com os produtores do Paredão, de entregar a estrada pronta antes do período chuvoso”, disse.