- 12 de novembro de 2024
As Secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) proporcionaram aos usuários da Rede Viva e do Abrigo de Idosos uma tarde de lazer e diversão no circo. Uma sessão especial do espetáculo foi realizada para que os assistidos pelos programas sociais Viva Comunidade, Viva Melhor Idade e do Abrigo de Idosos pudessem assistir as apresentações.
O Centro Integrado de Atenção a Pessoa com deficiência levou ao circo 100 usuários da estimulação precoce acompanhados de 100 pais e mães, 50 pessoas com deficiências diversas atendidas na unidade também auxiliadas por seus pais ou responsáveis e 70 dos participantes da Unidade de Capacitação e Produção.
Além disso, 150 profissionais da equipe técnica do Viva Comunidade estavam no local, auxiliando os usuários durante todo o espetáculo.
O Viva Melhor Idade estava presente com mais de 300 idosos e 150 profissionais responsáveis pelos cuidados com os usuários da unidade
18 idosos acolhidos no Abrigo de Idosos presenciaram aos números circenses do Circo Mirage, sob os cuidados de 18 profissionais da equipe técnica.
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento estas são atividades importantes para a inclusão social dessas pessoas.
“Sempre realizamos atividades externas com os nossos usuários para estimular o processo de inclusão social e resgate da auto-estima, sendo, inclusive uma atividade pedagógica e com resultados muito positivos. ”, disse.
Para a dona Maria Panta (60) usuária do Viva Melhor Idade, a alegria em estar ali é incomparável. “Tive uma das melhores tardes da minha vida. Nunca havia visto um circo, essa foi minha primeira vez. Só tenho a agradecer por ter tido esta felicidade”, contou.
Viva
A Rede Viva concentra serviços especializados para atender aos mais diferentes públicos, priorizando a atenção às pessoas com deficiência, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram os seus direitos violados.
A proposta do Viva é promover a valorização do ser humano de forma integral, proporcionando o acesso a serviços disponíveis na rede estadual, no âmbito da saúde, da educação e da assistência social.
No Viva Comunidade, o público alvo são as pessoas com deficiência. Atualmente, o Centro atende mais de 700 pessoas com múltiplas deficiências que recebem o acompanhamento de profissionais especializados nas áreas da educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto.
No Viva Melhor Idade, os usuários têm acesso a aulas de alfabetização, informática, artesanato, dança, música, teatro, cinema, karatê, natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan em uma estrutura com área de sete mil metros quadrados, que inclui bloco administrativo, de saúde, almoxarifado, lavanderia, cozinha, refeitório, área de convivência, salas de aula, salas pedagógicas, salas multifuncionais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e piscina coberta.
Os usuários são acompanhados por uma equipe formada por mais de 150 profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, enfermagem, odontologia, geriatria, fonoaudiologia, assistência social, pedagogia, esporte e lazer.