- 12 de novembro de 2024
Mutirão começa neste sábado
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) realiza o segundo mutirão de cateterismo do ano neste fim de semana. A equipe está preparada para atender 21 pacientes de cateterismo e três angioplastias cardíacas. Os procedimentos iniciam neste sábado (28) e seguem até segunda feira, 24, impreterivelmente, a partir das 7h.
O cardiologista de Roraima, Marcelo Nakashima e o Luiz Carlos Vieira, que vem direto do Distrito Federal, serão os profissionais que farão o diagnóstico e verificação do comprometimento vascular do paciente, para assim indicar o melhor tratamento.
Segundo a diretora da unidade, Fátima de Jesus, o exame de cateterismo, trata-se de um exame invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. “O exame verifica se há obstruções nas artérias coronárias, ou seja, nas artérias responsáveis pelo suprimento de sangue no coração”, explicou.
Caso seja detectada alguma obstrução nas artérias do paciente durante o exame, ele imediatamente será submetido a uma angioplastia no dia seguinte. Assim, a artéria será desobstruída.
O protocolo após o paciente ser examinado é ficar internado na enfermaria do CDI por um período de 4 a 6 horas, para depois ser liberado para casa. Caso aconteça alguma intercorrência, é encaminhado ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Já, no caso da angioplastia cardíaca, o período de observação é de 4 horas na unidade coronariana do HGR.
A diretora enfatizou que o mutirão ocorre regulamente todos os meses, beneficiando centenas de pessoas com problemas no coração. Cerca de sete pacientes já estão agendados para a ação do próximo mês. “O equipamento instalado na sala de Hemodinâmica ajuda a diminuir os transtornos de buscar o exame fora do Estado”, lembrou Fátima.
A diretora destacou que o crescente número de pessoas com problemas de coração resultam nos hábitos alimentares, pois costumam a não fazer as principais refeições do dia nos horários corretos, alguns substituem o alimento saudável por comidas instantâneas, gordurosas, entre outros tipos. “A pessoa acaba chegando em um estado de obesidade, e como não pratica exercícios físicos, quem sofre com tudo isso é o bom e velho coração humano”, lamentou ela.
FUNCIONALIDADE
O cateterismo cardíaco tem o objetivo de diagnosticar e tratar inúmeras patologias cardíacas. Com isso, é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura (estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.