- 12 de novembro de 2024
Profissionais em treinamento
Profissionais da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) dos 15 municípios participam de treinamento voltado à saúde da mulher e também sobre o fluxo de encaminhamentos ao Centro de Referência da Mulher (CRSM). A atualização acontece nesta sexta-feira, dia 21, no auditório da Eletrobrás, no Centro, o dia inteiro.
A capacitação está organizada para receber cinco profissionais de cada município. O evento é uma parceria entre o Núcleo de Ações Programáticas Saúde da Mulher e o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), que entra com os palestrantes especialistas.
Na programação está previsto discutir sobre gestação de alto risco, incluindo diabetes gestacional, abordagem das principais patologias, como patologia cervical, mastologia, tratamento de lesões de colo de útero e referência e contrarreferência dos serviços.
De acordo com a técnica do Núcleo Estadual Saúde da Mulher, Maysa Ruiz, foi percebido que muitas gestantes eram classificadas de alto risco e referenciadas ao CRSM, quando muitas vezes eram de risco habitual. “Mulheres de risco habitual são acompanhadas pela Unidade Básica de saúde mais próxima”, esclareceu.
Ela citou que uma gestação de alto risco é quando a gestante é hipertensa, possui diabetes gestacional ou quando ela é adolescente, soropositiva, grávida de gêmeos, entre outros casos. “A nossa ideia é otimizar o serviço prestado entre a rede básica e a especializada, evitando que as mulheres possam ficar perdidas durante o tratamento”, enfatizou.
A enfermeira Cleide Mota, do CRSM, disse que a ideia é sair da capacitação com o fluxo de encaminhamento bem acertado, com objetivo de oferecer uma assistência de qualidade as mulheres e saber realmente quais pacientes devem ser direcionados ao CRSM. “Principalmente quando a demanda maior no CRSM é na mastologia. Por essa razão, as informações e o direcionamento devem ser claros e objetivos”, ressaltou, enfatizando que quanto mais cedo e ágil diagnosticar a lesão de alto grau, mais chance de cura a mulher terá.
HISTÓRICO
O CRSM fez durante o ano passado 37.320 atendimentos em geral, sendo 2.728 de mastologia, patologia cervical 2.061 e exames e vasectomia, 169. Esse serão alguns dos assuntos abordados no treinamento para médicos e enfermeiros da atenção básica.
O Centro de Referência atende por dia, cerca de 400 pessoas, entre consultas e agendamentos, destas, pelo menos 200 são consultas e procedimentos femininos. Além disso, o CRM realiza exames de ultrassom mamária e de mamografia, que diagnosticam o câncer de mama e pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos da mama.