- 12 de novembro de 2024
Etsus, a parceira das ações em RR
Profissionais da saúde, interessados em ampliar o conhecimento, podem planejar o ingresso em três especializações nas áreas de Gestão da Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Gestão da Regulação em Saúde no SUS. Serão oferecidas 108 vagas, distribuídas nos três cursos, para profissionais dos 15 municípios de Roraima. As especializações serão gratuitas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas online, pelo endereço eletrônico, http://iep.hsl.org.br, até o dia 7 de março. O edital pode ser consultado no site da Sesau, www.saude.rr.gov.br, bem como a lista final de aprovados será divulgada no dia 19 de março. As aulas iniciam nos dias 2 e 3 de abril de 2014.
As especializações serão oferecidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Em Roraima, a Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) é parceira da iniciativa. Essa será a primeira ação conjunta com o Hospital Sírio Libanês, que possibilitará a qualificação de profissionais, sem a necessidade do deslocamento para fora do Estado, pois os professores virão a Roraima ministrar os cursos.
Segundo a diretora da ETSUS, Tânia Soares, estas qualificações são voltadas para trabalhadores do SUS e da educação em saúde com formação de nível superior completo. “Os cursos vão contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, com propostas diferenciadas para cada área de atuação, pois nossa finalidade primordial é dar aos profissionais a oportunidade de qualificação”, esclareceu.
Seguindo o cronograma do edital, na Gestão em saúde será tratada a ampliação do acesso e da integralidade do cuidado nas regiões de saúde. A Gestão da Regulação será focada no rompimento da fragmentação e hierarquização das ações e serviços de saúde, e na Gestão da Educação na Saúde, a intenção é formar profissionais especializados em preceptoria no SUS.
Além dos trabalhadores da saúde (e da educação na saúde, no caso do curso para preceptores) vinculados ao estado, poderão se inscrever candidatos que estejam trabalhando em todos os municípios do estado de Roraima. “O diferencial destas especializações é a metodologia ativa que será adotada, de forma que o profissional da saúde tenha a oportunidade de receber o conhecimento, e passe a refletir também sobre o SUS, avaliando sua forma de trabalho, a abordagem aos usuários do sistema, alcançando com isso, o status de agente transformador do processo de gestão”, complementou Tânia.
Os cursos serão desenvolvidos na modalidade presencial e com utilização de recursos da educação a distância, com carga horária total de 360 horas. Serão realizados encontros presenciais mensais com duração de três dias. Os módulos serão realizados em um período de nove meses. O local dos encontros ainda será definido.