- 12 de novembro de 2024
O terceiro dia da Semana de Monitoramento ao Câncer Bucal, ação do Hospital Coronel Mota (HCM) que iniciou na última segunda-feira (17) atendeu mais de 270 pessoas maiores de 13 anos. A programação continua com os exames até sexta-feira (21). Nos três dias de atividades, os profissionais conseguiram rastrear 29 casos sugestivos de câncer de boca. As consultas ocorrem na própria unidade, com atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h.
A demanda é livre demanda, ou seja, o paciente não precisa de pré-agendamento. Somente nos dois primeiros dias, a ação identificou 19 casos sugestivos, e dez no terceiro dia, quarta-feira (19). A informação foi repassada no início da tarde de ontem, assim o número está sujeito a mudanças. O trabalho é realizado por quatro bucomaxilofaciais que atuam no HCM, além de dentistas residentes e a equipe de técnicos bucais.
De acordo com a diretora-geral do HCM, Erineuda Teixeira, nos casos suspeitos foi retirada uma amostra de tecido para fazer a biópsia. O Laboratório Central de Roraima (Lacen) enviará os resultados das análises daqui a 30 dias. “Os pacientes que poderão ter resultados positivos serão localizados pelo hospital para que deem início ao tratamento especializado na unidade o mais rápido possível”, garantiu ela, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.
A procura pela ação de rastreamento está sendo tão grande que foi preciso disponibilizar mais uma sala para a consulta, para não parar os atendimentos agendados para os profissionais. “Somente na tarde desta quarta-feira, aguardavam para atendimento 106 pessoas”, disse o cirurgião-dentista Luciano Rodrigues.
Erineuda lembrou à população que as atividades da Semana de prevenção não são atendimentos odontológicos, mas uma ação unicamente para rastrear alguma lesão na região da boca, como uma afta, manchas brancas, sangramentos, nódulos, enfim, algo incomum na parte interna da boca.
AUTOEXAME
O câncer de boca é mais frequente em pessoas com mais de 30 anos, fumantes, pessoas que consomem grande quantidade de bebidas alcoólicas e, também, naquelas que sofreram lesões devido a longas exposições ao sol ou pelo uso de próteses bucais.
É preciso estar atento aos primeiros sinais como por exemplo, uma afta que persiste por mais de duas semanas, manchas brancas ou vermelhas, que apareçam espontaneamente, ou mesmo nódulos que começam como caroços pequenos, mas que adquirem volume discreto a ponto de ser perceptível. Além disso é preciso evitar o tabagismo, alcoolismo e a exposição ao sol.