- 12 de novembro de 2024
O Programa Mesa Brasil Sesc-RR, realiza neste sábado, 22, a entrega de 1.100 quilos de mel na Escola Estadual Santa Luzia, na Comunidade Indígena Três Corações, localizada no município de Amajari, a partir das 9h30.
A ação resulta em uma parceria do Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que juntas viabilizaram o recolhimento da doação e distribuição, objetivando nutrir grupos de crianças e pessoas com vulnerabilidade social no estado. Participarão da entrega o presidente do Sistema Fecomércio-RR, Airton Dias, a diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, a diretora regional do Senac-RR, Lisiane Carnetti, e o tuxaua Vando Costa.
"Em 2013 o programa realizou entrega de mel para a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Roraima, Diaconia Missionária São Bento, Comunidades Indígenas Mutamba e Sorocaima, Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e para a Pastoral da Criança da Diocese de Roraima, entidade que atua há dez anos na luta contra a fome e o desperdício de alimentos em nosso estado", destacou Margarete Parisi, assistente social do Sesc-RR.
Mesa Brasil
O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na Segurança Alimentar e Nutricional, através da doação de alimentos excedentes a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para o consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania
Os doadores podem ser voluntários para a execução dos trabalhos e atividades ou indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, etc.
Interessados em contribuir para o Mesa Brasil podem entrar em contato pelo telefone (95) 3624-9857.
Serviço
Quem: Mesa Brasil Sesc-RR
O que: Distribuição de mel
Onde: Escola Estadual Santa Luzia, em Três Corações
Quando: Dia 22, sábado, às 9h30
Ver para Aprender
O Serviço Social do Comércio em Roraima (SESC-RR) entregou gratuitamente na última semana, 21 óculos de grau em São João da Baliza e neste final de semana irá entregar nos municípios de Rorainópolis e Iracema, 79 óculos. A entrega representará a etapa final do projeto que beneficiou 124 pessoas com problemas na visão.
A solenidade de entrega, a partir das 19h, nas unidades do Sesc Ler contará com a presença da diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, do presidente do Sesc-RR, Airton Dias, além de gerentes e coordenadores responsáveis por todo o procedimento, desde as consultas oftalmológicas até a escolha da armação e produção dos óculos. A entrega dos óculos será em mãos juntamente com a receita fornecida na consulta.
O "Ver para Aprender" é uma ação do Sesc que acontece há 9 anos. O público alvo são os alunos das unidades do SescLer. O projeto compreende três etapas. Primeiramente os alunos passam por uma triagem onde são observadas as queixas quanto a qualidade da visão. Em seguida, o oftalmologista através de processo licitatório, realiza as consultas e diagnósticos de jovens, adultos e idosos. Por fim, a ótica, escolhida através de licitação, produz os óculos de acordo com as necessidades de cada um.
Para o presidente Airton Dias, esse benefício é aliado para a qualidade de ensino e eficácia no aprendizado. ''Há alunos que precisam enxergar, sentem dificuldades para estudar, os olhos ardem, porém não têm oportunidade e condições financeiras para vir a Boa vista, se consultar e comprar um óculos. Então entregamos para ele, a ferramenta para o estudo dele. Com isso, o município se desenvolve, afinal, o estudo é a base de qualquer crescimento'', afirmou Airton.
Nilza Ferreira, coordenadora do projeto, ressalta a diferença dos alunos apontada pelos professores após o uso dos óculos. ''Nossas professoras relatam que há vários alunos que desistem dos estudos pela leitura dificultosa devido a visão. Estudar não é tarefa fácil no interior do Estado, mas o Sesc busca oferecer serviços e ações que promovam a educação de excelência nos lugares mais afastados, onde a necessidade é comprovada'', disse Nilza.