- 12 de novembro de 2024
Começa recuperação da BR-174
A empresa Coema Paisagismo, Urbanização e Serviços Ltda. inicia, nesta semana, obra de restauração de segmento de 30 quilômetros da BR-174 sul, no município de Rorainópolis. Com investimentos de R$ 27,4 milhões, recursos do Ministério dos Transportes, a obra será realizada por meio de convênio com o Governo do Estado e a empresa tem prazo de um ano para conclusão.
Com isso, serão finalizados os serviços do lote I da obra de restauração da BR-174, que era de responsabilidade da empresa Delta, cujo contrato para realização dos trabalhos foi rescindido. Esse lote soma quase 103 quilômetros, contados a partir do km zero da BR-174, divisa com o estado do Amazonas, até o km 102, 89, no Igarapé Arruda. Desse total, foram restaurados 73 quilômetros.
No trecho seguinte, correspondente ao lote II da obra, do km 102 até o km 182, de responsabilidade da empresa Via Engenharia S/A, 73% dos serviços estão concluídos e a previsão de término é no próximo mês de junho.
Os trabalhos do lote III também recomeçam nas próximas semanas, do km 182 até o km 281. A empresa Egesa Engenharia S/A iniciou a obra nesse trecho e chegou a colocar as primeiras camadas de asfalto em 100% do trajeto, mas teve problemas de ordem financeira e rescindiu o contrato.
A obra de restauração desse segmento será realizada pela empresa Cavalca Construções e Mineração Ltda., com investimentos de R$97,5 milhões. Serão recuperados cerca de 100 quilômetros de um trecho que apresenta desgaste acentuado do pavimento de asfalto, onde a Construtora Meireles Mascarenhas realizou serviços de conservação, enquanto o Estado aguardava aprovação do novo projeto de recuperação da via.
De acordo com o governador José de Anchieta, as obras de restauração da BR-174 são fundamentais, tendo em vista a estrada ser o principal corredor rodoviário do estado, importante para o escoamento da produção agropecuária local e também para o transporte da produção industrial vinda de outros estados. “A BR-174 é a nossa espinha dorsal, por onde passa praticamente toda a nossa produção e tudo o que consumimos”, disse.
Ele falou ainda da importância das obras para a economia do estado. Os serviços de restauração da rodovia geram centenas de empregos diretos e indiretos. “Este é outro grande benefício dessas obras: a geração de muitos empregos, garantindo melhoria de vida para centenas de pessoas”, afirmou.
Com o apoio da bancada roraimense no Congresso Nacional, o Governo do Estado vem discutindo com a União a reestruturação da malha rodoviária federal de Roraima, que soma pouco mais de 1645 quilômetros, sendo a BR-174 a rodovia mais extensa, com 715 quilômetros.
Desse total, sentindo sul, de Boa Vista até a divisa com o Amazonas, já foram recuperados aproximadamente 365 quilômetros e a obra será concluída com a retomada dos serviços dos lotes I e III neste início de 2014.
Parceiro importante do Estado nas discussões com as instituições federais responsáveis pela infraestrutura de transportes, o deputado federal Luciano Castro ressalta a importância da rodovia 174 para o desenvolvimento regional.
“A BR-174 é uma rodovia estratégica não apenas para Roraima; é uma rodovia estratégica para o Brasil, por integrar o País à Venezuela, novo membro do Mercosul [Mercado Comum do Sul]. Além disso, ela é importantíssima para o estado do Amazonas e a Zona Franca de Manaus e para o escoamento do que se produz em Roraima e do que se compra de outras regiões”, afirma.
Segundo ele, a posição geopolítica de Roraima tem sido fundamental para a liberação dos recursos a serem investidos na malha rodoviária federal no estado, especialmente na rodovia 174. “A BR-174 é a rodovia eixo do estado, ela nos liga ao Amazonas, ou seja, a porta de entrada para o Brasil, e nos liga à Venezuela, a porta de entrada para o Caribe”.
“Convencer autoridades da importância das rodovias federais de Roraima requer muita persistência. Sempre defendemos o posicionamento estratégico do estado e é por essa razão que conseguimos os recursos”, conclui.