- 12 de novembro de 2024
Panflatagem nas ruas hoje
No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAP´S AD III), realizará uma ação externa, com a distribuição de 1.000 panfletos, em frente a sede do Ibama, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A ação será realizada das 8h às 9h.
Nos panfletos, serão esclarecidos a forma de organização, atendimento e prestação dos serviços na unidade, que funciona como Centro de Referência para o cuidado e proteção de usuários e familiares em situação de crise, e para o acompanhamento integral de usuários do serviço.
Até sexta-feira, serão realizadas outras ações, incluindo apresentações de filmes aos pacientes, em tratamento, e palestras sobre o tema, para familiares e pacientes, pelas equipes de profissionais que atuam na unidade, sempre no período da tarde.
Em 2012, foram realizados 295 atendimentos, e destes, cerca 60 pessoas, iniciaram o tratamento contra a dependência. Na contrapartida, em 2013, o número de novos atendimentos fechou em 363, um aumento de 68 novos registros. Manteve-se a mesma média de pacientes em tratamento.
Segundo a diretora do Cap´s/RR, Jandira Gomes dos Santos, o paciente pode ficar em tratamento de 3 a 6 meses, de acordo com o grau de dependência. “ Ao iniciar as oficinas o paciente vai evoluindo do quadro de intensivo, quando permanece na unidade das 7h às 19h, para o semi-intensivo, quando frequenta as oficinas, pela manhã ou a tarde, e por fim o paciente pode chegar ao grau em manutenção, quando visita a unidade uma vez por semana ou mês”, esclareceu.
As oficinas são feitas pela manhã e a tarde, todos os dias da semana. Ao chegar no paciente passa pelo acolhimento, em seguida pela avaliação clínica.
O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas, foi oficializado como Centro de Referência, há três anos, mas já atua há 17 anos, como unidade de acolhimento e tratamento de pessoas com problemas, em relação a dependência. A unidade era mais conhecida como Centro de Recuperação e Promoção Humana (CRPH).
O Cap´s é composto por uma equipe multiprofissional, formada por médico psiquiatra, clínico geral, assistente social, psicólogo, pedagogo, artesã, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador físico e farmacêutico. A unidade funciona provisoriamente, na rua: Bahia, S/N, no Bairro dos Estados. O atendimento é feito, inclusive nos sábados e feriados, e no no local é realizado acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e busca fortalecer os laços familiares e comunitários.