00:00:00

Educação Indígena

Professores aprovados em seletivo são encaminhados para escolas.


Professores assumem escolas
 
Até a tarde desta quarta-feira (19), 681 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado Indígena foram lotados nas instituições de ensino estaduais. No total, o certame contou com 2.090 inscritos e foram aprovados 1.598 docentes. O seletivo disponibilizou 1.077 vagas.

A lotação segue até a próxima sexta-feira (21) na Escola de Música de Roraima (EMURR), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os docentes aprovados devem comparecer ao local e apresentar os documentos exigidos em edital como RG, CPF, comprovante de residência, diploma, certidão de nascimento dos filhos (se houver), certidão de casamento (se houver) e n° PIS/PASEP.

O certame foi direcionado exclusivamente aos professores indígenas e os mesmos deverão atender as modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também Línguas Maternas (Ingarikó, Macuxi, Taurepang, WaiWai, Wapichana, Yanomami, Ye’kuana e Patomona).

O cargo mais procurado foi o de professor para a modalidade de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), que contou com 883 inscrições. O menos procurado foi o cargo de professor Língua Materna, que contou com 590 candidatos inscritos.

Os professores irão atender as regiões indígenas de São Marcos, Serras, Raposa, Serra da Lua, Surumú, Ingaricó, Baixo Cotingo, Wai Wai, Yanomami, Taiano e Amajarí.
A carga horária de trabalho será de 25 horas semanais, sendo 16 horas de efetiva docência e 9 horas para planejamento e atividades extraclasse. A remuneração varia entre R$ 1.528,44 a R$ 2.122,57. O contrato do Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

A seleção foi realizada mediante análise curricular de caráter classificatório, avaliação de títulos e também entrevista oral e prova escrita para os candidatos de Língua Materna.

CENSO ESCOLAR

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, em 
Roraima existem 253 escolas indígenas, 13.914 alunos matriculados e 1.456 docentes. As unidades escolares indígenas também ofertam a modalidade de Educação Especial.

Últimas Postagens