Anchieta vê obras no Sul
O governador José de Anchieta realiza nessa quarta-feira (12) vistorias de obras em andamento em municípios da região Sul. A visita técnica começa pela Usina Hidrelétrica de Jatapu, no município de Caroebe, onde também está em execução obra de pavimentação da BR-210. O local a ser visitado em seguida é Rorainópolis, onde está em fase de conclusão a obra de construção do Hospital Geral.
A unidade hospitalar vai garantir atendimento aos moradores da segunda região mais populosa de Roraima, com quase 60 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O hospital terá sete enfermarias, cada uma com quatro leitos; dois berçários e quatro consultórios médicos. Além de dois centros cirúrgicos, sala de indução e recuperação anestésica, sala de assistência ao recém-nascido, sala de preparação de anestésico e posto de enfermagem, sala de recuperação e descontaminação, lavagem, esterilização, armazenamento de materiais descartáveis e de roupas esterilizadas.
Na parte externa, foram construídos arruamento e muro, casa de gás medicinal e de gás de cozinha e casa de compressor odontológico. Constam ainda da estrutura: vestiário masculino e feminino, sala de estar para os funcionários, recepção das parturientes, necrotério, depósito de materiais, lavanderia, rampa para acesso de deficientes e de ambulâncias e jardim interno entre os blocos.
Outra obra a ser visitada é a de revitalização e ampliação da Hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe, cujos serviços também estão em fase de conclusão. Será duplicada a capacidade de geração de energia da usina, melhorando de forma substancial o abastecimento dos municípios da região.
Com duas turbinas novas, com capacidade de geração de 5 megawatts (MW), já instaladas, a usina começa a operar em fase de testes no final de fevereiro. A expectativa é de que, em março, a Hidrelétrica de Jatapu comece a operar definitivamente com as turbinas recém-instaladas, a fim de que as duas turbinas antigas passem por processo de revitalização.
Com o final dessa etapa, a unidade geradora passará a operar com as quatro turbinas, aumentando sua capacidade de geração de energia para 10 MW. Somado a isso, o Governo do Estado tem em andamento, até este mês de fevereiro, obras de construção e de revitalização de rede de eletricidade em localidades de nove municípios, sendo três da região Sul.