00:00:00

TI Yanomami

Policiais militares de Roraima realizam operação de combate a garimpagem ilegal.


Garimpo ilegal no Uraricoera
 
Pelo menos 12 policiais militares estão participando de uma mega operação na terra indígena Yanomami desde a sexta-feira, 07. A missão visa combater a prática de garimpagem ilegal na região do Uraricoera, que tem causado grandes prejuízos ambientais.
 
A Operação deve durar 30 dias e será divida em duas turmas, sendo que oito aeronaves foram disponibilizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para dar apoio aos policiais. A atuação da Polícia Militar foi solicitada pela Funai e autorizada pelo Governo do Estado.
 
Dessa forma, foram disponibilizados policiais do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais, Força Tática e CIPA – Companhia Independente de Policiamento Ambiental que, viajaram juntamente com servidores da Funai para desencadear a operação.
 
Segundo o comandante geral da PMRR, Cel Edison Prola, na missão, os policiais também devem promover a reocupação de uma base da Funai tomada por garimpeiros na região do Apiaú. “Mesmo se tratando de um órgão federal e que a atuação neste caso seria do Exército ou da Polícia Federal, a Funai solicitou ao Estado e o Governo autorizou, de forma que a Operação será conduzida pela PMRR”, disse.  
 
Garimpo Ilegal
 
O combate à garimpagem ilegal na terra indígena Yanomami visa coibir os prejuízos causados ao meio ambiente com o uso indiscriminado do mercúrio que é usado para retirar as impurezas do ouro. Por ser um produto tóxico, o mercúrio contamina o trabalhador, os rios, os peixes, os animais silvestres e as outras pessoas que utilizam as águas da região onde ele é utilizado.
 
Outro impacto da prática é o assoreamento dos rios, o desmatamento, a destruição da mata ciliar e interferência na fauna local, resultando na deterioração do ambiente. Esta é a primeira operação deste porte realizada pela Polícia Militar em 2014, sendo que no ano de 2013, os policiais participaram de outras ações quando solicitado pela Funai e outras instituições estaduais e federais.    
 

Últimas Postagens