Anchieta vê melhor saúde ao povo
Francisco Espiridião/Secom-RR
A população da sede do município do Cantá recebeu no sábado (8) a visita do Saúde Itinerante, programa do governo do Estado que leva atendimento e procedimentos médicos em várias especialidades às comunidades do interior.
A ação, que teve início às 8h, foi acompanhada pelo governador José de Anchieta, vice-governador Francisco Rodrigues, secretário estadual da Saúde, Alexandre Salomão, e pela prefeita do município, Rosenir Araújo.
Logo no início das atividades, a Escola Municipal Tia Ercília tornara-se pequena para acomodar o grande número de pessoas que buscavam atendimento. Cerca de 1.200 pacientes pegaram ficha para consultar um médico nas diversas especialidades oferecidas.
O Saúde Itinerante levou para o Cantá uma equipe formada por 12 médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos em enfermagem, 17 agentes da vigilância sanitária estadual e mais de 15 servidores de apoio administrativo.
Durante todo o dia de sábado, a população pôde fazer consultas nas áreas de urologia, cardiologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, clínica geral, ente outras especialidades. Essa foi a quarta ação levada ao interior neste ano de 2014. A última aconteceu na cidade de Normandia, no fim de semana passado.
Além dos atendimentos médicos, a população teve a oportunidade também de se submeter a cerca de 300 procedimentos, como exames de glicemia, preventivo, ultrassom abdominal, eletrocardiograma e aferimento de pressão, entre outros.
O governador Jose de Anchieta disse que essa é uma ação que vem sendo executada há vários anos em sua gestão e terá continuidade por todo este ano de 2014. “Mostra a preocupação do governo com as pessoas mais necessitadas”, disse.
“Estamos trazendo qualidade de vida, trazendo saúde de forma preventiva, com as especialidades como oftalmologia, ginecologia, urologia, entre outras. Tudo de forma pontual, ajudando as pessoas”, enfatizou o governador.
O vice-governador Chico Rodrigues disse que o Saúde Itinerante é uma das iniciativas de maior importância para a gente do interior do Estado. “Nem sempre essas pessoas têm disponibilidade de tempo e de recursos para consultar um médico na capital, e a vinda da equipe médica até onde eles se encontram é algo de extrema relevância.”
A prefeita Rosenir Araújo destacou que a ação é executada em parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. “É com alegria que vemos toda a população sendo atendida, de maneira a não necessitar deixar suas casas e se deslocar para a capital”.
Para o secretário de Saúde, Alexandre Salomão o Saúde Itinerante tem prestado um “grande trabalho” à população do interior do Estado. Segundo ele, na última edição, ocorrida na semana passada, foram detectadas três pessoas com câncer de próstata. “O importante é que esse diagnóstico foi feito ainda em estado inicial.”
“Se essas pessoas não tivessem obtido o diagnóstico ainda no início, talvez quando fossem perceber a doença já não tivesse mais cura”, disse o secretário, destacando que já foram atendidas mais de 4 mil pessoas em todas as localidades em que o Saúde Itinerante esteve neste ano.
Dona Maria Meire Tomaz Martins, 56, foi uma das pacientes atendidas pelo médico ortopedista. Há muito tempo ela sofria com um problema em seu joelho esquerdo. “Essa foi a oportunidade que tive, e não desperdicei, de obter uma consulta e o remédio para as minhas dores”, disse, satisfeita, ela que é viúva e trabalha como agricultora.
Outra trabalhadora do campo, da vicinal Serra Grande I, Artemízia Lima, disse que a ideia do governo de levar a saúde para a população do interior foi “a melhor coisa que já se fez”.
Artemízia vinha se queixando de dificuldades com a visão. Neste sábado, ela não só conseguiu consultar o oftalmologista, como também já saiu com a receita dos óculos. “O importante é que o governo dá até mesmo os óculos”, festejou a agricultora.