00:00:00

Eleições 2014

TRE-RR lança Programa Eleitor do Futuro na terça-feira (11).


Eleitor do Futuro volta forte
 
Neste dia 11 de fevereiro de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) lança o Programa Eleitor do Futuro às 17h no Plenário Ministro José Cândido, com a presença do presidente em exercício, desembargador Mauro Campello, autoridades do poder judiciário, executivo, legislativo e instituições parceiras do programa.
 
O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado e lançado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua gestão no ano de 2002 e, desde então, é executado em parceria com os TRE´s em todo o Brasil. Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, onde o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de Presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.
 
Desde então, o Programa não foi executado, sendo retomado este ano, com o objetivo fortalecer as bases eleitorais, levando às crianças e adolescentes a compreensão das normas e legislações que regem a realização de pleitos eleitorais pertinentes ao sistema eletivo brasileiro, bem como ressaltar importância do poder de votar e ser votado, focando, sobretudo, na capacidade individual de avaliação de plataformas políticas e de reivindicação de melhorias no cumprimento das propostas de trabalho apresentadas pelos candidatos à sociedade no decorrer do processo eleitoral.
 
O Eleitor do Futuro tem também o desafio de fazer a inclusão social e política de jovens que estejam com a idade entre 10 e 15 anos, despertando e resgatando a cidadania através de aulas, palestras, concursos de redação, apresentações teatrais e a realização de eleições dentro das escolas, onde alunos, representando as políticas públicas Saúde, Educação, Segurança e Urbanização, cumprem todo o rito de um pleito eleitoral de verdade, desde as convenções partidárias e os registros de candidatura, até a diplomação dos eleitos. 
 
A Escola Estadual São Vicente de Paula foi a sorteada para receber o Programa em 2014. Fundada em 27 de setembro de 1963, é uma das mais antigas do Estado. Hoje atende 484 alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e está localizada no  bairro São Vicente. “Como estamos em ano eleitoral, vamos iniciar o programa em apenas uma escola, mas a intenção é dar continuidade, levando a toda rede pública e ao interior do Estado. É fundamental que a sociedade desenvolva a ideia de cidadania emancipadora e esta começa pelas crianças e adolescentes, elementos de transformação de uma sociedade”, disse Mauro Campello.
 
Apoio
 
A Justiça Eleitoral roraimense está comemorando o sucesso do Programa, mesmo antes do lançamento oficial, pois já confirmou o apoio de mais cinco instituições públicas e privadas. O Sesc-RR se comprometeu a ofertar, além de brindes para as crianças envolvidas, as apresentações culturais para abertura do evento e atividades lúdicas dentro da escola piloto, cumprindo toda a agenda cultural do programa. “Eles também irão ensinar os alunos/candidatos técnicas de oratória, expressão corporal para falar em público e ainda ofereceram cinco bolsas de estudos para as áreas de arte e cultura da instituição. Uma ajuda e tanto para o Programa”, contou Marta Zacarrini, coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR.
 
A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima se prontificou a ofertar brindes e o espaço para a diplomação dos vencedores nas eleições estudantis. Já o Tribunal de Justiça de Roraima está contribuindo com material publicitário para distribuição de cartilhas. A Polícia Militar, por meio do Proerd, irá ministrar palestra de prevenção e combate ao uso de drogas nas escolas e emitir certificados aos participantes. O Grupo Perin também vai doar brindes para os alunos participantes do Programa. A Secretaria Municipal de Saúde está contribuindo na confecção de adesivos ilustrativos para a Cartilha do Eleitor do Futuro e o Corpo de Bombeiros se comprometeu a levar atividades lúdicas, palestras de prevenção, além do tradicional ‘banho de mangueira’.
 
Reativação 
 
A retomada do projeto foi aprovada em plenário, por meio da Resolução 144/2013, e publicada do Diário da Justiça Eletrônico no dia 18 de novembro de 2013. A juíza Inajá Maduro foi indicada pelo Pleno para coordenar o Programa (Resolução nº 145). A servidora Marta Zaccarini, coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR foi a responsável por atualizar o Programa, originalmente elaborado no Biênio 2003/2005 para 2014. “Inserimos caráter inovador no Programa de 2014, abordando questões de proteção ao meio ambiente e otimizando a participação de instituições públicas e privadas na execução do projeto”, disse Marta.
 
Programação
 
17h - Cerimônia de abertura
 
·Composição de mesa
·Hino Nacional Brasileiro
·Apresentação Cultural: Orquestra Infanto-Juvenil do Sesc
·Pronunciamento do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima
 
17h20 - Apresentação de vídeo-documentário Eleitor do Futuro
 
17h30 – Homenagens ao Excelentíssimo Senhor Desembargador Josaphá Francisco dos Santos, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa - TRE-DF e à Excelentíssima Juíza Elaine Bianchi
 
17h40 - Palestra ‘Experiências Eleitor do Futuro em Roraima’ – Juíza de Direito Elaine Bianchi
 
17h50 - Palestra ‘Execução do Projeto Eleitor do Futuro na Capital Federal ’ –  Coordenador da EJE – TRE/DF, Ronaldo Brito Franco
 
18h10 - Assinatura de acordos de cooperação
 
18h20 - Encerramento com os poetas Alcides Lima e Eliakin Rufino – Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente

Últimas Postagens