O Governo do Estado iniciou a obra de construção da nova reitoria da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O prédio ocupará uma área de 4.245 metros quadrados e está sendo construído ao lado da estrutura onde funciona o Campus de Boa Vista. A edificação de quatro andares abrigará todo o setor administrativo da Universidade.
Com a construção do prédio, que terá o modelo-padrão das sedes da UERR no interior, passarão a funcionar no local a Reitoria, a Vice-Reitoria e as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Social e Gestão, além de diversos departamentos. A estrutura abrigará também Secretaria, Sala de Reuniões e Auditório.
A obra, de responsabilidade da empresa Mavo Construções Ltda., tem investimentos de R$ 4,8 milhões em recursos adquiridos por meio de convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com uma contrapartida de dez por cento do Governo do Estado. O prazo para conclusão é de 360 dias, com previsão de término em novembro deste ano.
Segundo a reitora Patrícia Castro, a ampliação da estrutura física reflete o crescimento da Universidade, que oferece novas graduações a cada ano e multiplica os projetos de pesquisa. “A UERR precisa crescer em sua estrutura física, com mais salas de aula e laboratórios, para acompanhar o crescimento das graduações, pós-graduações e projetos de pesquisa. A atual estrutura será remodelada para atender às novas demandas. Daí a importância desta obra para a Instituição”, afirma.
Contratos de 2013 somam cerca de 70 obras de reformas e construções de prédios e de ampliação da rede de eletricidade
Além da construção da reitoria da UERR, o Governo do Estado iniciou em 2013 cerca de 70 obras de reforma e construção de prédios públicos e de ampliação da rede de eletricidade, de acordo com dados do Departamento Estadual de Engenharia e Obras (DEO), da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
Esse número inclui serviços de pequeno, médio e grande porte, desde adequações de instalações elétricas e troca de cobertura de prédios até reformas gerais, com ampliação de estruturas, e construção de novos prédios e de redes de transmissão de energia. Algumas obras já foram concluídas e outras estão em andamento.
Entre as mais importantes estão: a construção de três Delegacias de Polícia, duas na Capital e uma no município de Caracaraí; dez obras de ampliação da rede de eletricidade, em localidades de oito municípios; construção de duas Unidades de Acolhimento Institucional (Casa Lar), nos municípios de Rorainópolis e Pacaraima; construção do espaço Viva Juventude, em Boa Vista, e reforma geral da sede da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
As secretarias de Educação e da Saúde têm destaque com 18 obras em unidades educacionais, que incluem pequenos reparos e reforma geral de escolas da capital e dos municípios de Uiramutã, Caracaraí e Alto Alegre, e reformas e ampliações em 11 unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a maioria localizada na capital.
Todos os investimentos somam R$ 85,4 milhões, incluídos recursos estaduais e adquiridos por meio de convênios com o governo federal. As obras beneficiam milhares de pessoas com a melhoria das condições de atendimentos em diversos setores e geram centenas de empregos no segmento da construção civil.