Atendimento médico sábado e domingo
Seguindo o calendário estabelecido para 2014, a equipe do Departamento de Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), irá nesse fim de semana, ao município do Cantá e à Vila Félix Pinto, onde serão realizadas consultas médicas, em várias especialidades, exames específicos, testes de glicemia, avaliações para dispensação de óculos, entre outros serviços.
No sábado, na Escola Municipal Tia Ercília, estarão envolvidos 47 profissionais, entre eles, oftalmologistas, ginecologistas com ultrassom, cardiologista, dermatologista, urologista, pediatra, clínico geral, ultrassonografista, endocrinologista, técnicos de enfermagem, servidores administrativos, além das equipes das Coordenações Gerais de Vigilância Sanitária (CGVS) e de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC), e as clínicas conveniadas ao SUS, que atuam na área de oftalmologia.
Neste dia serão realizados cerca de 120 exames de ultrassonografia ginecológica, obstétrica e abdominal total, 60 eletrocardiogramas, testes de glicemia com demanda livre, e aproximadamente 300 consultas com oftalmologista, para avaliação da necessidade ou não de dispensação de óculos.
No domingo, na Escola Estadual Genira Brito Rodrigues, atuarão seis médicos nas especialidades de oftalmologia, pediatria, clínica médica, urologista e ginecologista. Neste dia está prevista a realização de 520 consultas, além dos exames de ultrassom e avaliação de oftalmológica.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, nesta ano as ações foram reorganizadas para atender a população em dias e datas diferentes, de forma que todos os municípios sejam atendidos. “Acreditamos que desta forma, evita-se ações muito concorridas, pois a população sabendo que logo estaremos em seu município, não precisa se deslocar para receber o atendimento. Sem contar que ações como estas garantem comodidade ao paciente”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Erich Volney Berger, o número de serviços poderá aumentar. “A cada ação convidamos os gestores municipais a participar, com a disponibilidade de oferta de imunização, exames preventivos e emissão do cartão SUS, por exemplo. Essa parceria é importante, pois resulta na ampliação do serviço a um maior número de pessoas”, complementou.
A CGVS também atuará, mas desta vez, 11 profissionais foram disponibilizados para o trabalho de orientação à comunidade para a prevenção da dengue e malária, além do trabalho de conscientização sobre a prevenção de doenças como diabetes, hanseníase, tuberculose, e cuidados com acidentes envolvendo animais peçonhentos. “ Queremos orientar a população para doenças que podem ser prevenidas e tratadas da forma correta se identificadas logo”, esclareceu a diretora do departamento de epidemiologia, Cecília Bessa.
CALENDÁRIO
Até agora a equipe do Departamento de Saúde Itinerante visitou os municípios de Pacaraima, Amajari e Normandia. Seguindo o calendário, as próximas regiões a serem visitadas serão Mucajaí e Apiaú, nos dias 15 e 16 de fevereiro. As visitas serão feitas até abril, em todos os municípios de Roraima. Espera-se atender só no primeiro quadrimestre de 2014, pelo menos 15.000 pessoas.
Segundo Berger, em 2014 percebeu-se um aumento de pelo menos 30% da demanda masculina, em relação ao ano passado, nas especialidades de cardiologista, clínico geral e urologista. “Principalmente entre os homens acima dos 40 anos, que estão tem demonstrado interesse na prevenção a doenças como câncer de próstata, diabetes e doenças cardiovasculares”, finalizou.