Médicos e enfermeiros da Atenção Básica participam de treinamento voltado à saúde da mulher e também sobre o fluxo dos encaminhamentos até o Centro de Referência da Mulher (CRSM). A atualização vai acontecer em dois momentos para profissionais da capital e do interior. A intenção é dar celeridade no atendimento, além de aprimorar o manejo clínico nos casos de mastologia, patologia cervical, diabetes gestacional e outras especialidades ofertadas pela unidade de referência.
O encontro para os profissionais da capital, acontece nos próximos dias 12 e 13, no auditório do Palácio 9 de julho, em horário integral. Na semana seguinte (20 e 21) a capacitação será para profissionais dos demais municípios do Estado, no auditório do Hospital Geral de Roraima (HGR).
Segundo a coordenadora do Serviço de Enfermagem do CRSM, Cleide Mota, os cinco assuntos abordados serão ministrados por profissionais especialistas do Centro. Ela justificou que a razão da capacitação é contribuir aos recentes profissionais contratados que atuam nos postos de saúde. “A ideia é otimizar o serviço prestado, evitando que as mulheres possam ficar perdidas durante o tratamento”, enfatizou.
Na programação, o primeiro tema será sobre pré-natal de alto risco, na abordagem das principais patologias e fluxo. A mastologia com foco as principais alterações de mama e fluxo será o segundo tema discutido. A manhã encerra com o debate em torno do Planejamento Familiar que inclui métodos contraceptivos e fluxo de encaminhamento ao CRSM.
A tarde será reservada para tratar a abordagem e manejo do atendimento, diabetes gestacional e patologia cervical. A classificação das lesões de colo de útero, referência e contrarreferência terão momentos no treinamento.
Cleide comentou que a ideia é sair da capacitação com o fluxo de encaminhamento bem acertado, com objetivo de oferecer uma assistência de qualidade as mulheres e saber realmente quais pacientes devem ser direcionados ao CRSM. “Principalmente quando a demanda maior no CRSM é na mastologia, como relacionada a mama. Por essa razão, as informações e o direcionamento devem ser claros e objetivos”, disse.
A coordenadora ainda complementou, quanto mais cedo e ágil diagnosticar a lesão de alto grau, mais chance de cura a mulher terá.
HISTÓRICO
O CRSM fez durante o ano passado 37.320 atendimentos em geral, sendo 2.728 de mastologia, patologia cervical 2.061 e exames e vasectomia, 169. Esse serão alguns dos assuntos abordados no treinamento para médicos e enfermeiros da atenção básica.
O Centro de Referência atende por dia, cerca de 400 pessoas, entre consultas e agendamentos, destas, pelo menos 200 são consultas e procedimentos femininos. Além disso, o CRM realiza exames de ultrassom mamária e de mamografia, que diagnosticam o câncer de mama e pequenos procedimentos para retirada de nódulos benignos da mama.