00:00:00

Situação do Aluno

Rorainópolis, o 1º município a concluir 2ª Etapa do Censo Escolar.


Censo vê capacidade do aluno
 
A rede municipal de ensino de Rorainópolis é a primeira a concluir em 100% a segunda Etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013. Foram finalizadas 31 escolas municipais incluindo instituições localizadas em áreas de difícil acesso, como o Baixo Rio Branco.
 
Logo atrás de Rorainópolis aparece a rede municipal de Caroebe, faltando apenas quatro, das 20 escolas municipais para finalizar o Censo. As informações são da Gerência de Avaliações, Informações Educacionais (GAIE), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
 
Em Boa Vista, da rede municipal, apenas três iniciaram o Censo, faltando outras 93 concluírem a ação, sendo 76 da zona urbana e 17 escolas rurais. Ainda não iniciaram o envio das informações as redes municipais de Alto Alegre, Amajarí, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Uiramutã.
 
Na rede estadual de ensino, a primeira instituição a concluir o repasse das informações foi a Escola Estadual Princesa Isabel, localizada na Capital Boa Vista. Outras 173 escolas, sendo 60 da Capital, 32 da zona rural dos municípios e 81 indígenas ainda não iniciaram o envio dos dados.
 
“Esta situação é muito preocupante, pois as escolas que não repassarem as informações ficarão de fora do Censo”, destacou Selma Mariot, gerente da GAIE. O prazo para o envio dos dados segue até 28 de fevereiro.
 
Esta segunda etapa do Censo Escolar tem o objetivo de coletar informações sobre a situação do aluno, sobre o seu rendimento (aprovação ou reprovação) e o movimento (transferência, falecimento e abandono escolar).
 
O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes dos estabelecimentos públicos e privados de ensino. As instituições enviam os dados direto ao sistema EducaCenso, por meio do site www.educacenso.inep.gov.br.
 
As informações repassadas serão utilizadas também para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual será divulgado em maio, para se conhecer o rendimento escolar do aluno e para o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
CENSO ESCOLAR
 
Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2013, em Roraima existem 776 escolas, sendo que 377 são da rede pública estadual de ensino e possuem 76.410 alunos matriculados. Em Boa Vista, são 61 escolas estaduais e 43.346 estudantes. Na zona urbana dos municípios são 83 escolas e 55.893 alunos. Já na Educação Indígena são 253 escolas e 13.914 estudantes matriculados.
 
O Censo Escolar da Educação Básica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como PDE e o Cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno. 
 
Também é por meio do Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação Básica.

Últimas Postagens