Aparelhos modernos no HCM
No final do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adquiriu dois novos aparelhos de raio-x para o Hospital Coronel Mota (HCM). Os equipamentos digitais e modernos substituíram os dois antigos que eram utilizados pela unidade. Com a troca, a unidade aumentou a capacidade da oferta do exame.
Os equipamentos chegaram à unidade no final de setembro e as instalações foram concluídas no final de outubro. Desde novembro, quando os novos aparelhos passaram a ser utilizados, foi registrado um aumento de 4.268 para 5.034 exames, ou seja, um crescimento de 17,94% nos atendimentos nos dois últimos meses do ano.
Segundo os dados do setor de raio-x do HCM, em 2013 a unidade realizou um total de 31.974 exames, uma média de 2.600 ao mês e de 127 ao dia. Conforme a diretora-geral do HCM, Erineuda Teixeira, os tipos de raio-x mais demandados são os de coluna e os de tórax. “Com a substituição dos equipamentos, a expectativa é de atender toda a demanda existente, sem que haja a necessidade da realização de mutirões”, disse Erineuda.
Para passar pelo procedimento no HCM é preciso que o paciente seja referenciado por um médico da unidade básica de saúde e faça o agendamento no setor de marcação de consulta do HCM. A unidade dispõe de dois profissionais pela manhã e de dois na parte da tarde para a realização do exame. “O paciente que procurar o HCM hoje para agendar seu exame, terá até 15 dias para ser atendido”, disse a diretora, explicando que existem também os pacientes que são encaminhados pelos especialistas do próprio Coronel Mota.
A diretora acrescenta que além do aumento dos atendimentos, com os novos equipamentos foi possível agilizar e otimizar os serviços prestados. Enquanto que com as máquinas antigas era preciso repetir alguns exames para melhor visualização pelo profissional, com as novas este procedimento foi descartado, pois a qualidade da imagem é muito superior, por serem equipamentos digitais e mais modernos. “Hoje o atendimento pelos especialistas que solicitam o raio-x é bem mais ágil. O médico consegue diagnosticar de imediato o problema do paciente por conta da nitidez do exame e consequentemente consegue agilizar o início do tratamento”, reitera a diretora.
HCM
A unidade dispõe de atendimento especializado em 33 especialidades, que atendem pacientes da capital e do interior, entre cardiologista, endocrinologista, urologista, neurologista, psiquiatra e outras especialidades. Possui também exames complexos como eletroencefalograma, eletrocardiograma, além do atendimento em seis programas específicos como Diabetes, Hanseníase, Hepatite, Tuberculose, Asma e Colostomia.