Projeto está em conclusão
A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (Etsus) terá mudanças em 2014. A construção da nova sede, no bairro São Vicente, está com 90% dos trabalhos concluídos, incluindo as partes elétrica e hidráulica. Seguindo o cronograma de obras, o local está na fase de acabamento e arborização da parte externa. A previsão de conclusão é ainda para este quadrimestre.
Conforme o projeto arquitetônico, o novo prédio foi dividido em sete blocos, e contará com laboratórios de nutrição, dietética, enfermagem, farmácia, esterilização, bioquímica, microbiologia, saúde bucal e informática, sete salas de aulas, auditório com capacidade para 220 pessoas, banheiros masculino e feminino, almoxarifado didático e área administrativa.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, a nova sede da Etsus é resultado de um convênio entre os governos estadual e federal, no valor de aproximadamente R$ 4 milhões. “Trata-se de um projeto importante, pensado e planejado para atender as necessidades da Escola Técnica do SUS, enquanto instituição de ensino, que funciona como referência na qualificação de profissionais da capital e do interior. Além disso é um desejo antigo, proporcionar um espaço amplo e adequado ao processo de capacitação de servidores na área de saúde”, esclareceu.
Pretendemos após a construção da parte física, finalizar o processo de aquisição dos móveis e equipamentos, para o funcionamento dos laboratórios. “Esse vai ser um espaço dedicado à qualificação de servidores dos níveis fundamental, médio e superior, em diversas áreas da saúde, profissionais que não precisarão se deslocar para outras estados, pois em Roraima terão a oportunidade de se qualificar em uma instituição de excelência”, complementou Salomão.
Segundo a diretora geral da Etsus, Tânia Soares de Souza, essa semana serão feitas visitas ao local e reuniões com o arquiteto responsável pela obra, para discutir e finalizar o processo de mudança. “A nova sede representa para os servidores que atuam na Etsus, a efetividade da missão da escola, que é formar e qualificar profissionais da área de saúde, seguindo a consolidação das diretrizes do SUS”, complementou.
ETSUS
A Escola Técnica do Sus está entre as 36 unidades instaladas no país. Criada há nove anos, a escola de saúde é credenciada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e nos últimos quatro anos, já certificou 1.950 servidores, com cursos de 40 a 1.500 horas, com cursos técnicos, executados em em 2 anos e meio.
Em 2013 a escola concluiu seis turmas do curso de Técnico em Saúde Bucal, três turmas na capital e três no interior, e iniciou as três turmas do curso de Técnico em Hemoterapia, com carga horária de 1.500 horas, que deverão concluir a formação técnica, no primeiro semestre de 2015.