Normandia ganha mais energia
Francisco Espiridião/Secom-RR
O governador José de Anchieta assinou, na manhã de sábado, em Normandia, a ordem de serviço autorizando o início das obras de posteamento e instalação de cabos que levarão energia elétrica em 69 KV aos consumidores do município, localizado na região norte do Estado, a 175 km da capital.
A solenidade contou com a presença do prefeito Jairo Araújo (PSDB), da primeira-dama do Estado e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD), Shéridan de Anchieta, do deputado estadual Marcelo Cabral (PMDB), vereadores locais e membros da sociedade.
Anchieta disse que, ao assumir o governo, seis anos atrás, energia elétrica segura e de qualidade só havia em Boa Vista. “A realidade do Estado em termos de energia elétrica era a de geradores, agora, já chega a 13 municípios do interior, e logo serão 14 municípios, com a interligação de Normandia.”
A chegada da energia elétrica de qualidade e perene ao município deve ocorrer num prazo “rápido”, dentro de três ou quatro meses. “Trazer energia elétrica em 69 KV para Normandia é fundamental”, ressaltou Anchieta.
“Energia é a garantia de desenvolvimento não só para a sede, mas também para as comunidades indígenas”, disse, lembrando que todos precisam de uma energia de qualidade e segura para ter uma vida com qualidade e poder tocar seus negócios, especialmente os comerciantes.
Anchieta lembrou ainda que Normandia é um município produtivo. “Nós sabemos da cultura local, rica na produção da mandioca, da melancia e também da pecuária.” O governador, reafirmou que “trazer energia de qualidade é trazer o desenvolvimento incondicional para este município”.
O prefeito Jairo Araújo disse que levar energia para Normandia é o cumprimento de mais uma das promessas de campanha que o governador José de Anchieta está cumprindo antes de encerrar a gestão. “Isso mostra o compromisso de Anchieta para com o povo de Normandia.”
O ex-prefeito Gelb Pereira elogiou a atuação do governador José de Anchieta frente ao Estado, ressaltando a questão fundiária que está sendo resolvida, com o repasse das terras da União e a consequente titularização aos posseiros.
Citou também a eletrificação rural, as estradas recuperadas e outras ações na área de infraestrutura urbana – como a ampliação da rede de esgotos – e o setor social, “muito bem assistido” pela secretária Shéridan de Anchieta.
Mas aproveitou para ratificar outras reivindicações da população local, como o asfaltamento da estrada que leva à sede do município. Anchieta disse que, por se tratar de uma rodovia federal, depende de liberação de recursos da União. “Para asfaltar os 75 quilômetros de estrada são necessários mais de R$ 100 milhões, e o Estado tem suas limitações”, disse Anchieta, afirmando que os recursos ficam retidos nos cofres da capital federal.
Mais uma vez, ele enfatizou a necessidade de uma urgente quebra do pacto federativo. “O Brasil tem hoje mais de 5.600 prefeitos e 27 governadores. Todos estão com as mãos atadas, dependendo da boa vontade de liberação de verbas pelo governo federal.”
Gelb Pereira queixou-se também da ação de ladrões de gado na região. Normandia tem um número expressivo de reses que as fazendas perdem mensalmente ante a ação dos ladrões. Em resposta, o governador destacou o fato de ter incluído um efetivo de mais de 1.000 homens e mulheres na segurança pública do Estado só do ano passado para este.