Levantamento em 6 municípios
Todos os municípios brasileiros devem concluir até o dia 15 de fevereiro o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e repassar os dados ao Ministério da Saúde (MS). Em Roraima, seis municípios já concluíram o relatório: Boa Vista, Alto Alegre, Pacaraima, Rorainópolis, São Luís e Mucajaí. As informações servirão para o MS classificar as regiões brasileiras em baixo, médio ou alto risco, e com isso ter o índice de infestação no país.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, Cecília Bessa, as informações começaram a ser coletadas no mês de janeiro. “Alguns municípios, como Boa Vista por exemplo, já concluíram o relatório. As demais regiões estão em fase de coleta de informações e repasse dos dados à gerência estadual. É importante salientar que o dia 15 de fevereiro todos os municípios deverão finalizar os trabalhos, para que o Ministério da Saúde tenha conhecimento na situação real da dengue no país”, informou.
De 2012 para 2013 o estado de Roraima apresentou uma redução de 52,23% nas notificações dos casos de dengue. Em 2012, foram notificados 4.577 casos, destes 1.902 foram confirmados, 2.675 descartados e 60 casos inconclusivos. Já em 2013 foram 2.186 notificações, 936 comprovados, 1.170 descartados e 76 inconclusivos.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o Estado passa, neste período de verão, por um momento de baixa temporada. No entanto as ações estão em fase de planejamento, a serem executadas antes do inverno. Entre elas, a capacitação, a partir de março, de agentes de saúde dos municípios, pela coordenação estadual em parceria com o Ministério da Saúde.
A diretora lembra que a mais ampla e eficaz prevenção é feita pelo próprio morador, todos os dias, independentemente da visita do técnicos. “O maior agente de controle da dengue é o morador. É fundamental que as pessoas se conscientizem de que a prevenção e o controle da dengue devem ser feitos, todos os dias, nas residências e nos quintais, e que não adianta apenas esperar pela visita do técnico, é necessário manter o ambiente limpo, evitar as situações propícias ao aparecimento do mosquito e fazer um trabalho rotineiro de eliminação dos fatores de risco”, concluiu.
LIRAa
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti é realizado três vezes ao ano, nos níveis municipal, estadual e federal. O relatório serve de acompanhamento do índice de infestação do Aedes aegyti. “Com essas informações podemos saber como está o nível de infestação predial do mosquito, e com isso, dependendo do percentual registrado em cada município, montaremos o plano de ação”, complementou.
Para a realização do LIRAa, cada município recebe anualmente, do governo federal, um incentivo financeiro. O repasse é feito desde 2011, e aqueles que não fizerem os relatórios deixarão de receber os recursos.