Francisco Espiridião
O governador José de Anchieta disse que a Saúde Itinerante é “fundamental. “Estamos rodando o Estado todo, levando um braço do governo, através da saúde, às pessoas que não teriam condições de se deslocar para Boa Vista para fazer esses exames.”
“Estamos trazendo qualidade de vida, trazendo saúde de forma preventiva, com as especialidades como oftalmologia, ginecologia, urologia, entre outras. Tudo de forma pontual, ajudando as pessoas”, enfatizou o governador, assegurando que “esse mutirão vai continuar em todo o Estado”.
Para o prefeito Jairo Araújo, a ida do Saúde Itinerante ao município é a prova do compromisso que o governador José de Anchieta tem com a população daquela localidade. “Nossa população não precisará se deslocar até a capital para fazer o diagnóstico de doenças que, se não tratadas a tempo, pode ser fatal, como câncer de próstata e de útero.”
Depoimento
Uma das pessoas atendidas pelo médico ginecologista do Saúde Itinerante foi dona Silene Nascimento da Silva (28). Casada, dois filhos, Daniel, de 10 anos, e Ana, de 5, Silene disse ver a ação do governo como uma das melhores formas de o governo ajudar as pessoas do interior.
Dona de casa, ela não tem emprego. Nem ela, nem o marido, Charles Richil, que trabalha dando dia de serviço sem qualquer vínculo empregatício (bico). “A gente não tem dinheiro de sobra para ir até Boa Vista para fazer um exame desses”, disse, depois que ela e o marido se submeteram aos exames preventivos de câncer (de útero e de próstata).
Dona Rita Agostinho (36), casada e mãe de quatro filhos, disse que estava sentindo dificuldades com a vista. Teve a oportunidade de se submeter ao exame com o oftalmologista. “Para mim, a vinda dos médicos ao município foi providencial”, festejava, afirmando que encontrava dificuldades para se deslocar à capital para realizar o tratamento.
Mais de 1.500 atendimentos
Francisco Espiridião/Secom-RR
A Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde, esteve, neste fim de semana na sede do município de Normandia (no sábado) e na comunidade indígena de Raposa (no domingo). Nas duas localidades, foram atendidas pouco mais de 1.500 pessoas. A equipe esteve formada por 12 médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos em enfermagem, 17 agentes da vigilância sanitária estadual e mais de 15 servidores de apoio administrativo.
Além dos atendimentos médicos realizados, mais de 300 procedimentos médico-laboratoriais foram oferecidos à população das duas localidades, como exames de glicemia, preventivo, ultrassom, eletrocardiograma e aferimento de pressão, entre outros. No sábado, a Saúde Itinerante foi realizada na Escola Mariano Vieira, na sede do município.
As ações de saúde foram prestigiadas pelo governador José de Anchieta; pelo secretário de Saúde, Alexandre Salomão; pela primeira-dama e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD), Shéridan de Anchieta; pelo prefeito do município, Jairo Araújo (PSDB); pelo deputado estadual Marcelo Cabral (PMDB), por vereadores locais e secretariado municipal.
A população teve acesso ao atendimento de, entre outras especialidades, oftalmologia, ginecologia com ultrassom, cardiologia com eletrocardiograma, dermatologia, pediatria, clínica médica, ultrassom abdominal total (prevenção de câncer de útero) e urologia (prevenção de câncer de próstata).
O secretário Alexandre Salomão destacou a importância da Saúde Itinerante, afirmando que a etapa de Normandia é a terceira realizada neste ano de 2014, com atendimento de pouco mais de 3 mil pessoas. No fim de semana anterior, as ações foram realizadas na sede do município de Amajari e na Vila Trairão.
“Estamos aqui hoje com 49 profissionais e pretendemos atender a cerca de 1.500 pessoas”, disse Alexandre Salomão, ressaltando que, por meio da ação, o governo do Estado leva saúde à população que experimenta dificuldades de acesso, pela distância e gastos, a uma saúde de qualidade.
“Com a Saúde itinerante, procuramos facilitar a vida da população, levando a oportunidade de uma consulta, de diganóstico preventivo e de tratamento, quando necessário”, destacou o secretário de Saúde.