O Conselho Estadual de Políticas Antidrogas – CONEAD realizou na última quarta-feira (29.01), a reunião semanal com o objetivo de definir metas e estratégias do Conselho para o ano vigente.
Os conselheiros do CONEAD fizeram o planejamento focando principalmente a prevenção, bem como as campanhas de conscientização que serão realizadas durante o ano, em parceira com entidades engajadas à causa.
Na reunião esteve presente, como convidado, Carlos Ribeiro, pastor da Igreja Congregacional Pentecostal e coordenador da Comunidade Terapêutica AGAPÃO- ABA, Comunidade Viva Vida, entidade beneficente de auxilio a dependentes químicos, que atua principalmente na prevenção, internação e tratamento de dependentes.
Pastor Carlos participou da reunião e pediu o apoio dos conselheiros para as ações desenvolvidas pela AGAPÃO.
“A luta pelo combate às drogas é constante, pois cada dia cresce o número de jovens envolvidos nesse mal e com isso vemos as famílias serem desestruturadas, destruídas. Precisamos do apoio da sociedade e do engajamento do Conselho, principalmente para sensibilizarmos outras instituições envolvidas indiretamente à questão, como a SEED e a SESAU. Solicitamos o apoio do CONEAD, pois sabemos do compromisso e da seriedade dos conselheiros nesse processo de combate as drogas”, disse.
Carlos enfatizou ainda a importância do envolvimento dos familiares no processo de cura dos dependentes químicos.
“O jovem que se envolveu com drogas e quer sair necessita do apoio da família, pois precisa de um ambiente sadio e acolhedor que o auxilie nessa busca, nesse processo de recuperação. Ele precisa sentir, vivenciar o amor familiar para ter forças suficientes para lutar e se livrar desse mal” enfatizou.
O presidente do CONEAD e secretário da Justiça e da Cidadania, coronel QOCPM Waney Vieira, ressaltou que as ações do conselho visam à prevenção, ao esclarecimento e à conscientização dos perigos que o envolvimento com as drogas acarretam, não só ao usuário, mas também aos seus familiares e amigos e que os conselheiros irão se engajar a causa proposta pelo coordenador da ABA.
“Entendemos que a informação e a educação são os melhores caminhos para a prevenção, pois é preciso esclarecer jovens, crianças e adultos sobre o assunto, prestando-lhes informações básicas para que possam defender-se, enfrentar e combater o problema. E a luta da AGAPÃO é mais intensa, pois auxilia diretamente o dependente, ofertando internação e tratamento. Sabemos das dificuldades em manter uma instituição dessa natureza e vamos nos empenhar para juntos vencermos este mal que tanto assola nossa sociedade”, enfatizou o presidente.
Pastor Carlos fez ainda um convite aos conselheiros, para que participem das comemorações de aniversário da Agapão, que no dia 21 deste mês faz seis (6) anos de existência. Na oportunidade o Coral Cristo Vive, composto por reeducandos da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo fará uma apresentação aos convidados.