RR no encontro da OPAS/OMS
Roraima é um dos estados que terá representantes no I Fórum Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde, que será realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde (SGEP/MS), nos dias 1 e 2 de fevereiro, na sede da Organização Pan América de Saúde (OPAS/OMS-Brasil), em Brasília.
O Fórum contará com a participação de representantes de mais de 20 países e no encontro serão planejadas as propostas a serem discutidas na II Expogep, a ser realizada na referida cidade, entre os dias 2 e 6 de fevereiro.
No primeiro dia, as atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com debates sobre os temas “Sistemas Universais e Cobertura Universal: inovação e desafios”, e “Governança Efetiva para a Introdução da Cobertura e de Sistemas Universais de Saúde”, e a “Relação entre setor público e privado na garantia do acesso à saúde”.
No segundo momento, pela manhã, as atividades envolverão discussões sobre os temas “Financiamento em saúde”, “Profissionais da saúde e provimento em áreas remotas”. O encontro será encerrado com uma mesa redonda com o tema “Caminhos para Cobertura e Sistemas Universais em Saúde”.
O Fórum tem a finalidade de aprofundar o debate sobre a Cobertura Universal em Saúde e dos Sistemas Universais de Saúde, com a perspectiva de compartilhar concepções e trajetórias de construção dos sistemas nacionais de saúde, observando desafios e inovações dos países presentes e visando o fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde e a garantia de direito à saúde.
Para o secretário adjunto de saúde, Miguel Ângelo D´Elia, será um momento ímpar para os secretários de saúde. “Durante o evento poderemos apresentar as ações desenvolvidas em Roraima, dentro do processo de fortalecimento do SUS, e ao conhecer as estratégias adotadas em outras regiões. Desta forma vamos ter condições de atender de forma ampla as diretrizes do Ministério da Saúde, com base da universalidade do serviço”, esclareceu.
EXPOGEP
A II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS, será realizada de 2 a 6 de fevereiro, em Brasília. Serão cinco eixos temáticos: Transparência e Controle na Gestão Pública, Governança e Regionalização em Saúde, Escuta e Participação Social, Direito à Saúde e Diversidade e Saúde e Informação.
O encontro vai contar com espaços destinados à informação, debate e apoio técnico do Ministério da Saúde sobre as políticas e estratégias prioritárias para a consolidação do SUS. Durante todos os dias do evento, os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde receberão atendimento técnico especializado de todas as secretarias do MS.