A partir da próxima segunda-feira, 03, os pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR) que desejam solicitar cópias de seus prontuários, terão dois dias da semana para fazê-lo: segundas e terças-feiras. A equipe do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) distribuirá 50 senhas na parte da manhã, a partir das 7h30.
Às quartas e quintas-feiras estão reservadas para a entrega dos prontuários solicitados da semana anterior, e na sexta-feira o expediente é interno. Atualmente, os atendimentos são de livre demanda. A medida é para organizar o trabalho do departamento e agilizar para centenas de pessoas que passam pelo setor de arquivamento.
Nos últimos dias 27 e 28, foram atendidos cerca de 500 pessoas, independente de senha. Já os idosos, gestantes e cadeirantes que procuram o Same continuarão recebendo atendimento preferencial.
O gerente do Same do HGR, Gleidson dos Prazeres, explicou sobre a medida que muda a rotina administrativa. “Não é possível receber solicitações de cópias de prontuários todos os dias da semana, porque a equipe precisa desenvolver outras atividades inerentes ao setor, inclusive a preparação das cópias solicitadas”, justificou.
A nova rotina de atendimento ao público faz parte das adequações e melhorias que o Same vem passando nos últimos meses. Há um grande fluxo e uma demanda reprimida que deverá ser regularizada até o fim do mês. “A quantidade de senha entregue será para evitar acumular solicitações, e resolver em menor tempo cada pedido”, afirmou.
A intenção, segundo o gerente, é otimizar os serviços prestados à população. O Same cuida mais de 82 mil prontuários e fichas de atendimentos. “Estamos organizando o setor para evitar morosidade na entrega de cópias de prontuários e organização dos documentos médicos”, disse sobre agilidade.
Por dia cerca de 200 pessoas passam pelo Same para solicitar e retirar uma cópia do seu prontuário médico ou da ficha de atendimento. Entre os motivos que os pacientes solicitam os prontuários, estão para dar entrada em seguro DPVAT e benefícios como INSS ou para justificar que o paciente esteve na unidade de saúde sob tratamento.
O gerente acrescentou que de 100 pessoas que passam pelo Same, 95 são para dar entrada no seguro DPVAT. “Temos 19 funcionários que atuam no Departamento. Então, com a demanda sempre crescente, precisávamos organizar os serviços para melhor funcionar e atender quem nos procura”, disse, acrescentando que a organização da fila será por conta do Same e não do pessoal da seguradora.
ATRIBUIÇÃO
O Same tem por finalidade a guarda e preservação do prontuário médico (dados pessoais, evolução clínica, exames e radiografias) e a elaboração de relatórios e dados estatísticos referentes ao movimento hospitalar para o Ministério da Saúde.