Está agendado para a próxima segunda-feira (03), o início da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2013. Conhecida como “Situação do aluno”, esta fase irá coletar informações sobre o rendimento escolar do estudante declarado na matrícula inicial, na primeira etapa do Censo.
Ou seja, agora as instituições de ensino terão que informar o que aconteceu com o aluno, qual a real situação. Para isso, as escolas terão que repassar dados sobre o rendimento (aprovação ou reprovação) e o movimento (transferência, falecimento e abandono escolar) do aluno.
As informações são repassadas pelas instituições de ensino direto ao sistema EducaCenso, por meio do site www.educacenso.inep.gov.br. O prazo para o envio das informações segue até o dia 28 de fevereiro.
Selma Mariot, gerente de Avaliações e Informações Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) alerta para o cumprimento do prazo. “É muito importante que as escolas concluam o repasse destas informações dentro do prazo porque os dados serão utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, o qual será divulgado em maio”, explicou Selma.
A gerente informou ainda que esta etapa do Censo também é necessária para se conhecer o rendimento escolar do aluno e para o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2013, em Roraima existem 776 escolas, sendo 377 da rede estadual de ensino, com 76.410 alunos matriculados. Em Boa Vista, são 61 escolas estaduais e 43.346 estudantes. Na zona urbana dos municípios são 83 escolas e 55.893 alunos. Já na Educação Indígena são 253 escolas e 13.914 estudantes matriculados.
CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar da Educação Básica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como PDE e o Cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno.
Também é por meio do Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação Básica.