00:00:00

Saúde Itinerante

Equipes de profissionais da Sesau visitam Normandia e Raposa Serra do Sol.


Saúde em Normandia e Raposa
 
Neste fim de semana a equipe do Departamento de Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) estará com as atenções voltadas ao município de Normandia e a comunidade da Raposa, nos dias 01 e 02 de fevereiro, respectivamente. A equipe levará aos moradores destas regiões, atendimento móvel com a participação de profissionais especialistas em várias áreas, além de realização de exames, entrega de medicamentos e serviço de ótica. A proposta é atender nos dois dias mais de duas mil pessoas.
 
A Saúde Itinerante é um complemento das ações executadas pela Atenção Básica, devido à dificuldade dos municípios em oferecer médicos especialistas. “Muitas vezes,  existe uma dificuldade do morador sair dos municípios até a capital, e com o programa da Saúde Itinerante, esse morador não precisa gastar com locomoção. Já resolve tudo no município”, explicou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão.
 
Conforme, o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Erich Volney Berger, as ações fazem parte de um calendário de atividades programado para 2014, que pretende atender a cada final de semana, uma região diferente, e com isso garantir a que vivem em locais distantes, o acesso à saúde.
 
Nos dois dias serão realizadas de consultas e procedimentos médicos como eletrocardiograma, ultrassonografia ginecológica e de abdômen total, pesagem e aferição de pressão, haverá ainda o serviço de ótica e entrega de medicamentos da farmácia básica, linha Hiperdia (para pacientes com diabetes e hipertensão).
 
Desta vez devem participar das ações 12 médicos, entre oftalmologista, ginecologista, clínico geral, pediatra, dermatologista, urologista e cardiologista e um médico ultrassonografista, além da equipe técnica e administrativa, somando um total de 32 profissionais da equipe itinerante da Sesau. A ação conta com a parceria do município.
 
Conforme a diretora do departamento de vigilância epidemiológica, Cecília Bessa, a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) também atuará na ação, com 15 profissionais, que farão testes de glicemia, aferição de pressão, distribuição de preservativos, orientações sobre educação em saúde, distribuição de hipoclorito para tratamento da água, além do trabalho individual sobre prevenção de doenças.  “Trata-se de um trabalho pontual necessário, pois em um único momento proporciona às pessoas receberem atendimento em um local adequado, sem  que precise esperar muito tempo já que a equipe está indo até a comunidade”, esclareceu.
 
BALANÇO
 
A primeira ação de 2014 foi realizada nos dias 18 e 19, em Pacaraima, quando foram realizados 1.320 atendimentos no total. O mesmo quantitativo de profissionais e atendimentos foram disponibilizados no último fim de semana, durante a passagem da equipe na região do Amajari. Seguindo o calendário de atividades, novas visitas estão em fase de planejamento, para que outros municípios do interior possam ser atendidos.

Últimas Postagens