Organizar os atendimentos
O Hospital Geral de Roraima (HGR) integra à rede SOS Emergência do Ministério da Saúde. Uma ação estratégica para organizar e agilizar os atendimentos nas grandes emergências do país. Para isso, técnicos do Ministério da Saúde estarão reunidos com diretores e profissionais do HGR para traçar diagnóstico do hospital, durante a oficina que ocorre dias 30 e 31 de janeiro, a partir das 8h da manhã, no auditório da unidade.
Os debates vão girar em torno de quatro eixos principais: porta de entrada; processo de trabalho; fluxo de trabalho; e porta de saída. Sobre o segundo ponto, serão discutidos assuntos como organizar de forma efetiva a oferta do cuidado de urgência e emergência, a qualidade da assistência e a melhoria da gestão.
Para falar sobre fluxo hospitalar, o secretário adjunto, Miguel D'Elia, lembrou que a apoiadora do Hospital Sírio Libanês, unidade referência e precursora com o SOS Emergência, estará mediando as discussões. Como o Acolhimento com Classificação de Risco já está implantado, deve ser revisto para melhor. Também vai trabalhar a implantação de protocolos clínicos, assistenciais e administrativos, além de focar na estrutura física e da ambiência.
De acordo com o secretário, o diagnóstico da unidade vai trabalhar o plano de ação, dentro desses quatro eixos, elencando o que é prioridade, quem será o responsável pela ação e o prazo de execução. “A proposta nesses dois dias é fazer o levantamento dos possíveis problemas, identificar o que está bom e o que precisa melhorar e, sobretudo, como será desdobrada cada ação, qual o prazo que cada ação será trabalhada e quem é o ator responsável pela execução”, salientou.
O programa quer organizar a Rede de Urgência e Emergência (RUE). Em Roraima existem duas principais portas de entrada: o Hospital da Criança Santo Antônio e o HGR. Nesse primeiro momento os olhos estarão voltados ao HGR, que fez a adesão em outubro do ano passado ao SOS Emergência. “Atualmente (o HGR) é a maior unidade de atendimento do estado, e a expectativa é de o programa gerar reflexo para outras unidades”, avaliou D'Elia.
Para a diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Luzia Rodrigues, com o S.O.S. implantado, será possível criar um serviço de referência no HGR, o que é necessário para otimizar o fluxo de pacientes na unidade. Com isso o paciente ao chegar na unidade será atendido, e receberá, quando necessário, o encaminhamento para a unidade de referência, para continuar com o acompanhamento na Atenção Básica, o que vai evitar o retorno desnecessário desse paciente.