A data de lançamento do Programa Eleitor do Futuro já foi definida: dia 11 de fevereiro, às 17h. Agora o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) trabalha na mobilização de instituições públicas e privadas para o engajamento nas atividades de execução do Projeto. Ao todo, foram encaminhados 42 ofícios aos dirigentes de diversos órgãos e empresas.
Segundo Mauro Campello, presidente em exercício do TRE-RR, o conceito de cidadania passa pela participação de todos, instituições públicas, privadas e o próprio eleitor. “O Projeto só terá êxito de houver a participação e o engajamento de todos. O que é política? É a participação de todos nas discussões de questões de cidadania”, destacou.
A participação das instituições públicas e privadas está dividida em quatro frentes: oferta de palestra informativa direcionada a crianças e adolescentes; oferta de brindes para presentear as crianças e adolescentes da escola na qual será executado o Eleitor do Futuro; oferta de material publicitário e camisetas para divulgação do Projeto; oferta de atrações culturais e espaço lúdico.
As instituições convidadas a oferecer palestras de orientação e divulgação de campanhas referentes a suas áreas de atuação, são: Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado de Roraima, OAB - Seccional Roraima, Polícia Militar do Estado de Roraima, Juizado Especializado da Infância e Juventude, Promotoria da Justiça da Infância e Juventude, Conselho Tutelar do Município de Boa Vista, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-BV), Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), 3ª Vara Criminal, Grande Loja Maçônica de Roraima GLR, Setor Inter Profissional do Juizado da Infância e Juventude, 2ª Vara Cível, Secretaria de Estado Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (SMSA-BV) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que já acenou positivamente para a parceria.
Na doação de camisetas e peças publicitárias para divulgação do Eleitor do Futuro, o TRE-RR convidou até o momento, instituições públicas, como Secretaria de Estado de Gestão Estratégica de Administração (SEGAD), Tribunal de Justiça de Roraima (TJE-RR), Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE) e também instituições privadas, como o Centro Educacional Objetivo Macunaima, Lojas Vivo Boa Vista-RR, Fundação Bradesco Boa Vista – RR e Banco HSBC BANK BRASIL S.A em Roraima.
Buscando parceria na programação cultural que será ofertada aos participantes do Eleitor do Futuro, o TRE-RR convidou a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comercio (SESC), que acenou positivamente . “Esta semana teremos uma reunião com a coordenadora do departamento e Cultura da instituição, para definirmos o que será ofertado às crianças e adolescentes participantes do Eleitor do Futuro”, disse Marta Zacarin, coordenadora do Escritório de Projetos do TRE-RR.
Para doação de brindes, os quais serão doados as crianças e adolescentes participantes do Programa, o TRE-RR convidou a Câmara Municipal de Boa Vista, Associação Comercial e Industrial de Roraima (ACIRR), Lojas Perin Ltda, Assembléia Legislativa do Estado de Roraima (ALE), para a qual também pede autorização de utilização do plenário, onde será realizada a posse simbólica do aluno vencedor das eleições mirins, que ocorrerão dentro da escola selecionada para receber o Eleitor do Futuro.
“No projeto estaremos discutindo valores fundamentais da cidadania como saúde, educação, justiça, segurança, assistência social, meio ambiente, urbanização, profissionalização, emprego, transporte entre outros temas”, disse Mauro Campello, que já foi coordenador nacional do Programa Eleitor do Futuro no ano de 2003/2004.
Quem quiser aderir ao Programa Eleitor do Futuro em uma das frentes de contribuição, basta enviar ofício à presidência do TRE-RR ou à juíza eleitoral Inajá Maduro, coordenadora do Eleitor do Futuro em Roraima neste biênio. O lançamento da inciativa será dia 11 de fevereiro, às 17h, no Plenário Ministro José Cândito, no próprio Tribunal. A escola beneficiada pelo Programa será definida por meio de sorteio, no dia 4 de fevereiro.