Estoque está comprometido
O setor de captação do Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está convocando com urgência doadores de todos os tipos sanguíneos para reposição de bolsas de sangue. Todo o estoque da unidade está comprometido por conta da grande demanda de acidentes do último final de semana e das cirurgias eletivas do Hospital Geral de Roraima.
Conforme a coordenadora de captação, Terezinha de Jesus Khan, a redução do estoque se deu pelo alto índice de acidentes e intervenções cirúrgicas que ocorreram nos últimos três dias. “Não temos mais nenhuma bolsa do sangue B negativo e estamos com déficit em todas as tipagens”, ressalta.
Terezinha explica que que neste período de férias diminui o número de doadores, porém a demanda dos hospitais continua alta. “Por conta do número de cirurgias o estoque precisa se manter considerável”.
Para garantir a regularidade do estoque, os hospitais solicitam aos familiares para que realizem doação de sangue em nome do paciente que será submetido ao procedimento cirúrgico. “É importante deixar claro que nestes casos de doações para pessoas específicas é necessário que os doadores saibam a tipagem sanguínea do paciente para haja a liberação da bolsa”.
A diretora esclarece que para que o paciente seja realmente beneficiado com a doação é preciso que a tipagem seja equivalente, caso contrário a doação irá auxiliar no estoque do Hemocentro, porém não efetivamente aquele paciente. “É preciso que saibam a tipagem do paciente e angariem doadores compatíveis, porque se acaso o estoque do tipo sanguíneo do paciente estiver zerado, não será possível a liberação da bolsa de sangue”, declara.
A coleta funciona de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dia da doação) e de declarações. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR.
REQUISITOS
Doar sangue é seguro, e qualquer pessoa em boas condições de saúde pode fazer, apresentando documento oficial com foto, ter entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos. A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não pode estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Para os doadores regulares é preciso observar os intervalos das doações. No caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.Outras informações no (95) 2121-0883.