00:00:00

Transporte Escolar

Veículos para escolares do interior passarão por vistoria esta semana.


Sul tem fiscalização na 4ª
 
Aproximadamente 35 veículos que prestam serviço de transporte escolar nos municípios do Sul do Estado passarão por vistoria a partir do dia 29 de janeiro, quarta-feira. Equipes da Divisão de Apoio ao Transporte Escolar (DATE), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), se deslocarão para as localidades a fim de realizar a fiscalização. Por essa razão o ano letivo em algumas escolas do interior terá calendário diferenciado, tendo o início das aulas até a primeira quinzena de fevereiro.
 
A vistoria será dividida em duas equipes, uma sairá de Rorainópolis e outra de Caroebe, e percorrerão as cidades realizando a fiscalização. Serão atendidos os municípios de Caracaraí, Mucajaí, Iracema, São Luiz, Rorainópolis, São João da Baliza e Caroebe.
 
Em Boa Vista a fiscalização encerrou no domingo, dia 26 de janeiro. Foram vistoriados 430 veículos. Segundo Paulo Bandeira, chefe da DATE, as empresas que tiveram problemas com a fiscalização em Boa Vista podem pedir mais um prazo. “Eles entram com requerimento e nós analisaremos o caso e se houver uma justificativa plausível, concederemos um novo prazo”, enfatizou.
 
O problema da perda do prazo e consequentemente a não aprovação na vistoria por parte de alguns foi, de acordo com as empresas, motivado por questões mecânicas e até por falta de peças que não foram encontradas no comércio local. Como a vistoria segue um edital de exigências não foi possível a liberação desses veículos.
 
A FISCALIZAÇÃO
 
Os requisitos de segurança visam à proteção do aluno e do motorista durante o trajeto escolar. Dentre os itens vistoriados estão documentação, freios, luz alta, luz baixa, faroletes, luz de freios.
E ainda sinaleiras (pisca-pisca), espelhos retrovisores, limpadores de pára-brisas, buzina, cinto de segurança correspondente ao número de passageiros, extintor de incêndio, cano de descarga (observação do ruído).
 
Também são avaliados pneus, pneu estepe, chave de roda, macaco e triângulo, freio de mão, vidros de janelas, portas (abertura e fechamento), pára-choque, lanternas de posição traseira de cor vermelha, luzes de posição dianteira (faroletes) de cor branca ou amarela.
 
É importante que os pais e os próprios alunos fiquem atentos ao selo de vistoria que está fixado no para-brisa do veículo, alertou Bandeira, pois é necessário para garantir a segurança e evitar conduções clandestinas.
 
A vistoria do transporte escolar é uma recomendação do Ministério da Educação (MEC). Ela tem que ser feita duas vezes por ano. Em janeiro, no início das aulas, e na volta das férias no mês de julho.
 
Ao término dos trabalhos de vistoria, os 503 veículos estarão prontos para atender as 379 rotas nos 15 municípios do Estado. Cerca de 7.184 estudantes serão beneficiados com o transporte escolar.

Últimas Postagens