Sindicato elege presidente
Durante a última sexta-feira (24/01), os trabalhadores da construção civil de Roraima se mobilizaram nos canteiros de obras de Boa Vista para exercerem a democracia elegendo o novo presidente do Sindicato da categoria, mesmo pela tentativa de impedimento por algumas construtoras que tentaram boicota a eleição, porém sem êxito.
A chapa 1(um) foi a grande vencedora das eleições do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Roraima. O carpinteiro Dionísio Alves da Silva, 47 anos, será o presidente da entidade nestes próximos três anos, para a gestão 2014-2017, depois da vitória com 464 votos, vencendo a chapa dois que obteve 101 votos.
Durante 24 anos as eleições do Sindicato eram através de chapa única, com isso o Sindicato não avançou,ficou estagnado, perdendo o sentido e o verdadeiro espirito da democracia. Porém 2014 é o ano da justiça e em Roraima começou a acontecer com a vitória da democracia de Dionísio Alves da Silva e dos verdadeiros sindicalistas, sindicatos e entidades que participaram ativamente do processo da eleição. O fato inédito para o estado de Roraima, principalmente sem a presença de uma das classes mais desprestigiada do país, a “dos políticos”.
De acordo com o novo presidente do Sindicato Dionísio Alves sua vitória com é a verdadeira democracia. “A vitória é da democracia e dos trabalhadores da construção de civil de Roraima”, disse Alves que parabenizou o presidente do Sindicato da Construção Civil de Belém, Ailson Cunha,que esteve acompanhado o processo, a advogada Thatiane Ribas, do sindicato de Belém, apoio jurídico de Goiânia, Fortaleza e São Paulo, os professores da UFRR, presidentes de associações de bairros, CSP com Lutas, voluntários, alunos acadêmicos e secundaristas e donas de casas. Quero aqui informar que a democracia começará com a unificação das chapas, ou seja, os componentes da chapa 1(um) estarão somando conosco nesta nova jornada, Lembrou Alves.
que a nova gestão será diferente da anterior?
Dionísio - Prefiro evitar comparações, mas certamente a gestão terá os traços da democracia, da ética, da transparência e do fortalecimento da categoria.
Essa nova gestão nasce formada por uma equipe de companheiros comprometidos,competentes e dedicados, nos quais confio, tendo a certeza de bons resultados.
Qual sua prioridade ao assumir o Sindicato?
- São diversas as prioridades, tendo em vista o longo período sem renovação diretiva. São prioridades a restruturação da sede, das representações sindicais no interior, para que possamos atender a categoria dos trabalhadores na construção civil de Boa Vista e em todos os municípios e a campanha salarial.
A transparência dos processos é também prioridade da gestão, permitindo acesso irrestrito dos dados e informações sobre a gestão aos associados.
Outra prioridade é o atendimento aos associados, oferecendo assessoria jurídica, assistência social e agregando a gama de serviços que estarão à disposição dos associados, como convênios com renomadas instituições de ensino para aperfeiçoamento profissional das novas tecnologias no ramo da construção civil.
A busca pelo fortalecimento do Sindicato e dos associados, organização e união será permanente durante todo o período de nossa gestão.
Que tipo de reação à sua eleição espera com as Construtoras da Construção Civil? Como pretende moldar a relação com elas?
Acredito que essa renovação é saudável para a categoria e também para as construtoras. A relação será a mais próxima e profissional possível, sempre buscando a melhoria nas condições de trabalho e a valorização dos trabalhadores.
A transparência dos processos é também prioridade da gestão, permitindo acesso irrestrito dos dados e informações sobre a gestão aos associados.
Outra prioridade é o atendimento aos associados, oferecendo assessoria jurídica, assistência social e agregando a gama de serviços que estarão à disposição dos associados, como convênios com renomadas instituições de ensino para aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de material cientifico que possa engrandecer a profissão e a atividade aérea no país.
A busca pelo fortalecimento da profissão, organização e união serão permanentes durante todo o período de nossa gestão.