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NOTA À IMPRENSA

ASSUNTO: DENÚNCIA CONTRA O SERVIÇO DE REGULAÇÃO DO SAMU


Em relação à denúncia que circula na rede social WhatsApp, colocando em xeque o atendimento da Central Estadual de Regulação do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192), à vítima de acidente de trânsito Daiane Cardoso, no dia 21 de janeiro, a coordenação-geral do serviço vem esclarecer que:
 
1-) no momento em que o serviço de urgência e emergência foi acionado, a viatura (VTR) de suporte avançado estava em uma ocorrência de paciente em surto psiquiátrico, que deveria ser medicado por equipe do serviço avançado;
 
2-) uma viatura básica foi acionada e ao chegar no local, profissionais da viatura básica constataram que a paciente estava com ferimentos graves, entendendo a médica-reguladora que era mais rápido a unidade básica remover imediatamente para o Grande Trauma, do que aguardar a VTR de UTI concluir o atendimento e se deslocar até o local.
 
3-) A paciente foi socorrida dentro dos protocolos com acesso venoso, oxigênio, pranchas rígidas, colar cervical, acompanhada por técnicos treinados que lidam com situações similares todos os dias. A paciente chegou em minutos ao Grande Trauma abordo da VTR em código 1 (sirene ligada);
 
4-) sobre a denúncia de ter profissional (médico e enfermeiro) recebendo sem trabalhar no Samu, o denunciante sabendo da ocorrência de um fato grave como este, que incide em crime contra a administração pública, tem o dever moral de levar aos órgãos competentes, apresentando nomes e provas, para que os envolvidos sejam punidos. O que não se pode é fazer denuncismo levianos, que a muito propagados venham a se tornar verdade, colocando a população contra um serviço que tem o único objetivo: o de salvar vidas.

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