00:00:00

Crianças/Cuidados

Profissionais de Saúde do Estado participam de capacitação no Pará.


Curso humaniza tratamento
 
Profissionais de Roraima vão participar do curso “Urgências e Emergências Pediátricas para profissionais do SUS com uso de Simulação Realística” entre os 04 e 07 de fevereiro, em Belém (PA). Ao todo, serão 24 profissionais, entre médicos e enfermeiros de Boa Vista, Caracaraí, Uiramutã,Pacaraima e Rorainópolis. O curso é uma iniciativa da Área Técnica de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
 
Segundo Valentina de Araújo Vieira, gerente do Núcleo Estadual de Saúde da Criança, o curso tem por finalidade a qualificação e humanização do atendimento a crianças e em situações de urgências e emergências na Rede da Atenção a Urgências do SUS com objetivo de redução da mortalidade resultante de eventos agudos. “É um curso intensivo, de apenas um dia para cada turma, para melhorar a qualidade dos atendimentos de urgência de crianças que chegam nas portas de entradas do Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Policlínica, e também nas unidades mistas do interior do estado”.
 
No total, este curso pretende capacitar cerca 2.400 profissionais brasileiros. “A cada dia do curso, seis profissionais de Roraima vão participar do treinamento. A estratégia é para justamente não desfalcar as unidades de saúde, assim quando uma equipe está se dirigindo para lá, a outra já está voltado”, esclarece.
 
Durante o curso os participantes vão receber treinamento sobre habilidades técnicas e raciocínio clínico necessário para o manejo de complicações nas urgências e emergências. Os temas serão trabalhados na teoria e na prática. “É realizado uma simulação realística com bonecos e estrutura específica para o que profissional possa se inserir no atendimento e aplicar o conhecimento que está sendo adquirido”, afirma. Todos os participantes devem realizar um pré-teste e pós-teste para avaliar o conhecimento.
 
SIMULAÇÃO
 
Segundo divulgação do Hospital Albert Einsten, a simulação realística é o mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar. Apoiada por alta tecnologia, que reproduz através de cenários clínicos experiências da vida real, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. 
 
O método utiliza simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica.

Últimas Postagens