00:00:00

S.O.S Emergência

Programa exige diagnóstico do HGR


Representantes do Ministério da Saúde (MS) virão a Roraima tratar da implantação do programa S.O.S Emergência no Estado. Para isso, nos dias 30 e 31 de janeiro, acontece a “I Oficina para a elaboração do diagnóstico situacional e plano de ação do Hospital Geral de Roraima (HGR)”. O encontro será realizado no primeiro dia das 8h às 18h, e no dia seguinte, pela manhã, no auditório da unidade selecionada pelo MS.
 
Devem participar representantes do Ministério da Saúde, secretários estadual e municipal de Saúde, corpo técnico do HGR, Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão e representantes do Hospital da Criança Santo Antônio.
 
No dia 30, os trabalhos iniciam com a visita à emergência e aos demais serviços do HGR para conhecimento e reconhecimento de realidades, em seguida será feita a apresentação do S.O.S Emergência/MS, formação e distribuição dos grupos temáticos para discussão sobre as portas de entrada e saída, processo de trabalho e fluxo hospitalar.
 
No dia 31, continuam as discussões pelos grupos temáticos e segue a apresentação de propostas e definição do plano de ação. Segundo secretário adjunto de Saúde, Miguel Ângelo D'Elia, a oficina é uma etapa importante dentro do processo de implantação do S.O.S Emergência em Roraima. “Esperamos com esse encontro elaborar o diagnóstico situacional do HGR, para isso é preciso levantar toda a situação administrativa e técnica da unidade, o que envolve a estrutura física, atendimentos e o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas, e a demanda atendida”, esclareceu.
 
Segundo D'Elia, serão investidos cerca de R$ 3 milhões na ampliação e reestruturação do hospital, por isso precisa-se concluir um relatório, que servirá de base para a implantação do S.O.S Emergência em RR, que deverá ser iniciado ainda no primeiro trimestre.
 
Conforme a diretora do Departamento dos Serviços de Urgência e Emergência, Luzia Silva Rodrigues, nas discussões serão avaliados o fluxo hospitalar e o tratamento prestado ao paciente desde a porta de entrada. “Esperamos com isso saber se o atendimento é feito da forma ideal e se algo precisa ser otimizado”, complementou.
 
S.O.S EMERGÊNCIA
 
Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal para melhorar o serviço da Rede de Urgência e Emergência (RUE) nos prontos socorros do país. O programa conta com auxílio de três grandes hospitais de referência nacional, que são o Hospital do Coração Hcor (na linha de UTI), Sírio-Libanês (para a gestão processos de trabalho) e Albert Einstein (que atua nos cuidados nas áreas de clínica médica, nas diversas especialidade). 
 
“Com a implantação do S.O.S Emergência em RR, vários aspectos serão melhorados, como a gestão do serviço, o atendimento e tratamento, prestados de forma mais ágil e de forma humanizada”, concluiu.

Últimas Postagens