O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluiu a vacinação do vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero, no calendário de vacinação das mulheres. Nesse primeiro momento, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos de idade. A primeira etapa da vacinação está prevista para o primeiro trimestre de 2014, provavelmente em março, mas a data ainda não está definida. A partir de 2015, o Ministério pretende iniciar a vacinação entre as meninas a partir do nove anos.
A segunda etapa de vacinação está prevista para o mês de setembro, com a mesma quantidade de vacina. A terceira etapa será realizada cinco anos após a aplicação da primeira dose. A vacina será anual e nessa primeira etapa serão disponibilizadas para Roraima, entre 16.000 e 17 mil doses. Os insumos devem chegar no fim do mês de fevereiro, quando deverá iniciar o repasse aos municípios.
Segundo Daniele Aparecida Monte, enfermeira do PNI, o câncer de colo do útero é a segunda causa de morte por câncer em mulheres, por isso é fundamental que os pais permitam que as adolescentes sejam vacinadas, para que no futuro, tenham menos riscos de desenvolver o câncer de colo de útero. “Muitos pais estão resistente e não querem autorizar a vacinação porque acham que vai incentivar a relação sexual nesse público-alvo, no entanto após pesquisas ficou estabelecido que a prevenção deve iniciar nas adolescentes, independente de ter iniciado vida sexual, por isso é muito importante que os pais ajudem autorizem a imunização dessas meninas”, explica.
A vacina é quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. O imunobiológico para prevenção da doença é seguro e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Atualmente a vacina contra o HPV é disponibilizada apenas na rede particular. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer.
FORMULÁRIO
O Ministério da Saúde vai encaminhar às escolas públicas e privadas formulários esclarecendo sobre a campanha de vacinação. Nesse fomulário os pais vão informar se autorizam ou não a vacinação, no caso dos pais que não autorizarem vão assinar um termo de responsabilidade. “Nesse documento os pais vão ter que assinar o termo de responsabilidade caso não autorizem a vacinação, concluiu.
HPV
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, e que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram, em 2011, em decorrência deste tipo de câncer. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.