00:00:00

Comissão/Divulgação

Concorrência de Residência Médica


A Comissão Estadual de Residência Médica de Roraima (Cerem-RR) divulgou a concorrência do processo seletivo de Residência Médica - SUS Roraima 2014. São 61 inscritos para as 43 vagas ofertadas. Nenhuma inscrição foi indeferida. O seletivo visa o preenchimento de vagas para médicos residentes nos Programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC.
 
Os programas são para área de anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, infectologia, mastologia, medicina de urgência, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, programa de saúde da família e comunidade e videolaparoscopia. As vagas são para os Hospitais Geral de Roraima (HGR), Materno- Infantil Nossa Senhora de Nazaré e o da Criança Santo Antônio, e para as Unidades de Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista.
 
A área mais procurada foi para anestesiologia, com 18 candidatos para 03 vagas, totalizando a concorrência 6,0 candidatos por vaga. Porém o mais concorrido é o de ortopedia e traumatologia, que possui uma vaga para 08 candidatos. Já o menos concorrido é o programa neonatologia que oferece duas vagas para somente um candidato.
 
De acordo com a diretora de ensino e pesquisa do Hospital Geral de Roraima, Renilza Felizola da Gama, o programa para ortopedia e traumatologia oferece três vagas, porém duas já estão destinadas para alunos que passaram nas provas de residência no ano anterior mas que estavam participando do Programa de Valorização dos profissionais na Atenção Básica (Provab). “Este é o mesmo caso dos profissionais que ingressam no Exército, a vaga fica garantida por um ano, após este prazo o participante deve escolher se irá cursar ou desistir da vaga. Neste ano temos três casos de alunos que vão cursar os programas e que haviam conquistado a vaga no ano anterior”, explica.
 
Os programas de residência em urgência médica, de saúde da família e comunidade e de videolaparoscopia não obtiveram nenhum escrito. “Se houver a necessidade do serviço é realizado um novo processo seletivo para preencher estas vagas”, reitera a diretora.
 
A seleção será feita em três fases, observando 50% para a prova objetiva, 40% para prática e 10% para arguição e análise curricular. A primeira fase contempla a prova escrita que será realizada nesta quinta-feira, (23) das 8h às 12h no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima. O candidato deverá, obrigatoriamente, chegar 30 minutos antes do início da prova, portando qualquer documento oficial com foto.
 
A prova prática está marcada para o dia 25 de janeiro às 9h, no Hospital Coronel Mota. Serão selecionados para a 3ª fase, que é a análise e arguição de currículos, os candidatos que obtiverem aproveitamento superior a 40% na prova prática.

Últimas Postagens