Programa vai a professores
Idealizado pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) o Programa Caminhada Literária, voltado para fomentar nas escolas ações de incentivo à leitura, promoverá em 2014 seis oficinas educativas para professores e mediadores de leitura. As atividades serão retomadas em abril.
Os temas das oficinas são: Elaboração de jornal escolar (28 a 30 de abril), Gêneros Textuais (26 a 30 de maio), produção textual (25 a 27 de junho), Contação de histórias (24 a 26 de setembro).
E ainda Dinamização e organização das salas de leituras e bibliotecas (22 a 24 de outubro) e Lendo e dramatizando (19 a 21 de novembro). Nas oficinas, os profissionais que atuam nas escolas encontram novas estratégias para trabalhar a leitura com os alunos, de forma dinâmica e atrativa.
Além das oficinas, também estão programados para 2014, seis encontros de mediadores de leitura, um momento para troca de experiências, informações e também de capacitação. O primeiro está agendado para o dia 19 de março.
Para o mês de agosto está previsto o IV Expondo e Encantando, evento que cria um espaço para a socialização e divulgação dos projetos de leitura que são desenvolvidos nas instituições de ensino estaduais.
No Expondo e Encantando, os mediadores de leitura das escolas têm a oportunidade de expor as ações e as estratégias adotadas para fomentar o gosto pela leitura. No ano passado, evento contou com a exposição de 21 trabalhos.
Já no período de 6 a 10 de outubro, será realizada a Semana da Leitura, com ações diferenciadas em diversas escolas da Capital. E, no dia 10 de outubro, está previsto o III Festival de Contação de Histórias.
No Festival de Contação de Histórias, os próprios alunos auxiliados pelos professores e mediadores de leitura, são os contadores de história. Esta é uma forma dinâmica e divertida para incentivar a prática da leitura, uma vez que os alunos têm que ler um texto e depois contar a história.
Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (DEP), Creuza Evangelista, o Programa Caminhada Literária tem apresentado bons resultados quando vemos escolas lançando livros, alunos escritores e o aumento dos empréstimos de livros nas bibliotecas e Salas de Leitura das escolas.
CAMINHADA LITERÁRIA
Criado em 2008 pela SEED, o Programa Caminhada Literária tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.
Também oferece uma formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.
Como estratégia para incentivar o gosto pela leitura, o Programa Caminhada Literária desenvolve ainda o Projeto Caixas Literárias. No total, são cinco caixas com uma média de 200 a 250 livros cada uma. Seguindo um cronograma de solicitação, as caixas são encaminhadas para as escolas e permanecem em média de 15 a 30 dias na instituição de ensino.
Neste período, o material fica à disposição dos estudantes que podem fazer empréstimo de um livro por oito dias. São livros paradidáticos específicos para cada nível de ensino, com o intuito de incentivar o hábito da leitura, enriquecer e ampliar as possibilidades de acesso às mais diversas obras literárias. As obras são do acervo novo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dentre os autores estão Fernando Pessoa, Ana Maria Machado, Eça de Queiros, Machado de Assis e entre outros.