Saúde Itinerante em Pacaraima
O governador em exercício, Chico Rodrigues, participou, nesse sábado (18), da primeira ação de Saúde Itinerante de 2014, que segue até este domingo (19) no município de Pacaraima.
No sábado, os atendimentos foram feitos no Hospital Délio Tupinanbá e na Escola Municipal Alcides da Conceição Lima. Neste domingo, a ação ocorre no Posto de Saúde André Fernandes, na comunidade da Boca da Mata, e atenderá aos moradores de Sorocaima 1 e 2, Guariba, Bananal, Santa Rosa, Curicaca, Sol Nascente e Entroncamento com serviços de saúde da mulher, do homem e da criança.
Mais de 45 profissionais, entre médicos, técnicos e apoiadores de saúde participam da ação. A previsão é realizar mais de 1.300 atendimentos em várias especialidades como pediatria, ginecologia, urologia, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, clínica geral, além de serviços como ultrassonografias ginecológicas, testes de glicemia e aferição de pressão, entre outros.
O governador em exercício falou da importância da Saúde Itinerante. “Levar especialistas a essas localidades mostra o respeito que o governo tem pela população do interior. Muitas pessoas não têm nem onde ficar em Boa Vista e, às vezes, são obrigadas a fazer deslocamentos para conseguir atendimento médico. A ação ajuda a evitar a ida desses moradores do interior para a Capital e também a reduzir a demanda reprimida existente em Boa Vista. Esta ação acontecerá em todos os municípios ainda neste ano e o atendimento oferecido é de altíssima qualidade”, disse.
Chico Rodrigues visitou todas as dependências da Unidade de Saúde. “É um Hospital que tem uma estrutura grande e, além de atender os moradores do município, atender também pacientes vindos da Venezuela. Estamos ampliando os serviços e dando melhores condições de acolhimento às pessoas através desta Unidade de Saúde”.
O prefeito Altemir Campos destacou a relevância da ação para os moradores do município e disse que o vice-governador garantiu, em nome do governador José de Anchieta, que, a partir deste ano, os moradores receberão as equipes da Saúde Itinerante de quatro em quatro meses.
Para o secretário de Saúde, Alexandre Salomão, a ação, além de levar aos municípios atendimento em várias especialidades médicas, facilita a vida das pessoas que teriam de se deslocar mais de 200 quilômetros para realizar uma consulta. “São consultas e exames marcados mais rapidamente e quem passa pelo oftalmologista e precisa usar óculos, por exemplo, já temos uma ótica que faz a entrega em 30 dias”, disse e ressaltou que em 2013 foram feitos mais de 13 mil atendimentos em todo o estado.
Satisfeita com a chegada da Saúde Itinerante em seu município, a funcionária pública Conceição da Silva Lopes elogiou a ação do governo. “É muito proveitosa e necessária, estou aproveitando as minhas férias para fazer um checkup. Com os profissionais vindo até aqui, podemos, com mais rapidez, ser atendidos por vários especialistas. É uma ação muito útil para todos”.