00:00:00

Alcool e outras drogas

Curso em Saúde Mental faz análise curricular


Os 18 profissionais que concorrem a uma das nove vagas para tutor e uma vaga para orientador no projeto federal Caminhos do Cuidado, serão avaliados a partir desta sexta-feira, dia 16. O curso visa aprimorar a atenção do agente comunitário e técnico de enfermagem em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Os documentos serão analisados às 9h, via skype, com a participação dos coordenadores do estado e do Ministério da Saúde (MS).
 
Para conseguir dar cobertura a todo o público-alvo do curso, o estado foi dividido em cinco áreas territoriais. Todas as áreas, sem exceção, tiveram candidatos inscritos. O resultado da primeira etapa será divulgado na próxima segunda-feira, dia 20. A lista dos inscritos e dos selecionados para a 2ª etapa podem ser conferidas no endereço eletrônico (www.saude.rr.gov.br).
 
A prova de títulos valerá 100 pontos no total. A análise será no âmbito da pós-graduação, com 20 pontos no total; outro quesito será a experiência profissional, com 50 pontos no total e, finalmente, educação continuada/permanente, agregando mais 30 pontos.
 
A coordenadora estadual do Caminhos do Cuidado no estado, Luciana Freitas, disse que dos 18 inscritos, 13 profissionais seguirão para a segunda etapa. A próxima acontecerá em Manaus, entre 03 e 07 de fevereiro, e será um curso presencial para os candidatos sobre saúde mental. “Um dos requisitos é a participação integral no curso que terá 40 horas, em dias úteis consecutivos. O curso tem caráter formativo e classificatório. Ao final, serão escolhidos os nove tutores e o orientador do curso”, explicou.
 
A qualificação é financiada pelo governo federal, por meio do Mistério de Saúde (MS), com parceria da Escola Técnica de Saúde (Etsus) da Secretaria de Estado da saúde (Sesau), Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Grupo Hospitalar Conceição.
 
FORMAÇÃO
 
A meta é formar até final deste ano mais de 800 profissionais de saúde no estado, distribuído nas cinco áreas territoriais. A primeira área engloba Caroebe, São João da Baliza e São Luiz, com 92 agentes comunitários e técnicos de enfermagem. Já no território II que uniu Amajari e Pacaraima, possui 52 profissionais. No município de Uiramutã atuam 24 profissionais da Atenção Básica. Em Rorainópolis, 64 possíveis estudantes.
 
O quinto território, o maior de todos, com oito municípios, serão escolhidos cinco tutores para atuarem com 658 agentes comunitários e técnicos de enfermagem. Os municípios que compõem a quinta área são Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Normandia. O incentivo do tutor para cada turma formada é de R$ 1.000,00. Cada turma no interior terá 20 alunos, exceto Boa Vista, com 40 pessoas.
 
A qualificação está concentrada em conhecer a realidade e a rede de atenção, nos conceitos e as políticas; ampliar as habilidades para o cuidado, tendo o olhar e escuta como forma para dar visibilidade à questão das drogas; e também a transversalidade que passa pela reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para a intervenção no tratamento.
 
Veja o quadro com a lista dos candidatos inscritos por território:
MUNICÍPIOS
 
TERRITÓRIO
 
INSCRITOS
 
Caroebe
 
I
 
RICARDO GONÇALVES DA FONSECA
 
São João da Baliza
 
São Luiz
 
 
Amajari
 
II
 
JULIENNE CATYANA DOS SANTOS SILVA
 
Pacaraima
 
 
Uiramutã
 
III
 
NAFICI FERREIRA DA SILVA
 
 
Rorainópolis
 
IV
 
ADRIANO AMADEU DANTAS BEZERRA
 
 
Alto Alegre
Boa Vista
Bonfim
Cantá
Caracaraí
Iracema
Mucajaí
Normandia
 
V
 
ANDREIA BARROS MEDRADA
HELENIRA MACEDO BARROS
PRISCILA GONÇALVES KOTINSKI DE AZEVEDO
NEILA TEIXEIRA DE MACÊDO
SONIA MUNIZ GONÇALVES
GALDINO DE MELO LIMA
FERNANDO SILVA DAMASCENO
SIMONE LOPES DE ALMEIDA
GRACINETE MOURÃO DA FONSECA
ROSANE DE ALMEIDA RESENDE
MILCA DO NASCIMENTO
JEANES DA SILVA HOLANDA
 

Últimas Postagens