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Samu 192

Após Lei, trotes diminuíram mais da metade contra Samu.


Lei reduz trotes
 
Com mais de 36 mil atendimentos em 2013, a Central de Regulação do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência em Roraima (SAMU 192) encerrou o ano com saldo positivo, em relação ao número de trotes registrados. Enquanto no primeiro semestre foram 5.313 trotes, no segundo semestre esse número caiu para 2.453, uma redução de 53,83%.
 
No primeiro semestre de 2013, o governador José de Anchieta sancionou a Lei nº 18/13 que prevê penalidade ao responsável pelo uso indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergência, envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento de desastres. A lei fixa multa de duas Uferr (Unidade Fiscal do Estado de Roraima), o que equivale hoje a R$ 520,58. “ Para nós a criação e aprovação desta lei foi positiva, pois os trotes geram gastos e recursos humanos que poderiam ser evitados, e causam a demora no tempo resposta à população, por conta do atendimento à uma situação que não existe de fato”, esclareceu.
 
A cobrança da multa será em dobro no caso de reincidência. O valor resultante da arrecadação será destinado ao aprimoramento, ampliação e modernização tecnológica dos órgãos prestadores dos serviços emergenciais: Centro de Operações da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Samu - Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (192) e Polícia Civil (197).
 
Conforme o coordenador-geral da Central do SAMU, Francisco Miranda Rodrigues, das 36.179 ligações recebidas ano passado, 7.766 foram trotes recebidos. No entanto, após a entrada em vigor das novas regras, que prevêem punição para o proprietário da linha telefônica responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências, envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento de desastres. que gerou a denúncia pelo dono do numero da linha telefônica.
 
A redução é considerada um avanço nas ações desenvolvidas em Roraima. “O trote é um problema muito sério, por isso tivemos que investir da qualificação dos profissionais, e depois das capacitações nossa equipe já consegue, durante a chamada telefônica, identificar a maioria das ligações quando se tratam de trotes, isso evita o envio desnecessário de uma equipe”, informou.
 
SAMU
 
O Samu 192 faz parte de um projeto desenvolvido de forma tripartite, pelos governos estadual, municipal e federal. Presta um atendimento pré-hospitalar, rápido e específico na prevenção de sequelas e até a morte. Atualmente a Central possui uma equipe composta por 80 profissionais, entre médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviço de saúde. 
 
“Prestamos um serviço de Urgência e Emergência, que tem a finalidade de salvar vidas, por isso qualquer segundo que seja utilizado da forma adequada, é fundamental para que possamos oferecer um serviço eficaz e de qualidade”, concluiu Miranda.

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