00:00:00

Odontologia/Saúde

Atendimentos nas UBS de BV


O Centro de Especialidades Odontológicas inaugurado na última semana, (09) é a referência no Estado para a realização de atendimentos mais complexos na odontologia, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, próteses, atendimento para portadores de necessidades especiais, disfunção temperô-mandibular e odontologia preventiva. O Centro está instalado na Policlínica Cosme e Silva, zona oeste da cidade.
 
Segundo o coordenador interino do CEO, José Soares Júnior, todos os cidadãos têm direito aos serviços oferecidos pelos CEOs, mas, para isso, precisam ser atendidos previamente pelas equipes de atenção básica e unidades básicas de saúde. “Quem precisa de atendimento odontológico deve procurar a unidade de saúde do seu bairro e o dentista vai avaliar se o procedimento poderá ser realizado no local ou se o paciente necessita ser encaminhado para um atendimento especializado no CEO”, explica.
 
Ao chegar ao centro de especialidades, a recepção encaminha a pessoa ao setor de triagem para acolhimento e avaliação pelo especialista em saúde coletiva ou estomatologista, para verificar a adequação aos requisitos de cada especialidade e classificação de risco. “Caso o paciente não esteja adequado, será devolvido a sua unidade de origem para readequação e novo referenciamento. Se ele cumpre os requisitos de acesso à especialidade será agendado conforme classificação de risco e iniciará o tratamento”,reitera.
 
Durante o tratamento, o paciente pode ser encaminhado a outras especialidades dentro da unidade, caso o especialista solicite, ou ainda para outras unidades de média ou alta complexidade. “Quando ele retornar ao Centro, seu tratamento será concluído e então será feita a contrarreferência para a unidade de origem para finalização, acompanhamento e manutenção do tratamento”, salienta.
 
A previsão atual do centro de especialidades é realizar em torno de 1.600 procedimentos mensais. Ao total, são 11 dentistas trabalhando no local que está aberto para atendimento 8 às 12h e das 14h às 18h. Os CEOs são uma das frentes de atuação do programa Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população aos procedimentos odontológicos especializados e melhorar os índices de saúde bucal no país. 
 
Segundo MS até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) correspondiam a tratamentos especializados.
 
Também são atendidos portadores de necessidades especiais encaminhados pela atenção básica que precisam de cuidados especializados na hora de receber tratamentos odontológicos. Segundo Júnior, alguns casos são atendidos em ambiente hospitalar, com sedação e anestesia geral. “Quando o paciente tem condições de receber atendimento ambulatorial ele recebe os cuidados necessários no CEO, mas em alguns casos há necessidade de internação hospitalar e estes são encaminhados e recebem o respaldo da atenção terciária”,finaliza.

Últimas Postagens