00:00:00

Segurança Escolar

Veículos utilizados para o transporte escolar terão que passar por vistorias.


Ônibus escolar em vistoria
 
No período de 20 a 26 de janeiro, os veículos utilizados no transporte escolar de alunos da rede estadual terão que passar por vistorias. O procedimento será realizado na Avenida Mário Homem de Melo, n° 471, bairro Caimbé, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas.
 
Devem passar pela vistoria 503 veículos que atendem 379 rotas nos 15 municípios de Roraima, incluindo área indígena. Trinta e cinco por cento dos alunos de escolas localizadas nas zonas rurais dos municípios são contemplados com o transporte escolar, o que corresponde a 7.184 estudantes. 
 
Técnicos da Divisão de Apoio ao Transporte Escolar (DATE), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) serão os responsáveis pela fiscalização dos veículos que irá verificar itens como documentação, freios, luz alta, luz baixa, faroletes, luz de freios.
 
E ainda sinaleiras (pisca-pisca), espelhos retrovisores, limpadores de para-brisas, buzina, cinto de segurança correspondente ao número de passageiros, extintor de incêndio, cano de descarga (observação do ruído).
 
Também são avaliados pneus, pneu estepe, chave de roda, macaco e triângulo, freio de mão, vidros de janelas, portas (abertura e fechamento), para-choque, lanternas de posição traseira de cor vermelha, luzes de posição dianteira (faroletes) de cor branca ou amarela.“Se algum veículo apresentar uma irregularidade, o empresário poderá apresentar um requerimento e até o prazo final da vistoria, retornar com o veículo com o problema sanado, caso contrário o mesmo não será liberado”, explicou Paulo Bandeira, chefe da DATE.
 
Já os veículos que passarem pela fiscalização sem problemas serão liberados para o transporte e receberão o Selo de Vistoria 2014. Vale destacar que os pais devem ficar atentos quando iniciar as aulas e checar se o veículo que faz o transporte escolar do seu filho possui o Selo de Vistoria atualizado, caso contrário, deve oficializar a reclamação junto a DATE.
 
ACESSIBILIDADE
 
Neste ano, pouco mais de mil alunos de 18 instituições de ensino do Estado irão contar com veículos adaptados para portadores de necessidades educacionais especiais dentre eles, cadeirantes. No final do ano passado, o Governo do Estado entregou cinco microônibus adaptados. Outros 20 veículos deverão ser entregues até o final deste mês.
 
Os veículos têm capacidade para 26 lugares, sete mil metros de comprimento e são tracionados (4x4). As cinco unidades que já foram entregues têm lugar para cadeirante e uma cadeira de rodas para auxílio no transporte dos alunos. As outras 20 unidades que estão por ser entregues contam com plataforma elevatória para deslocamento de cadeira de rodas.
 
A aquisição dos veículos adaptados foi resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado/Secretaria Estadual de Educação e Desportos e o Governo Federal, por meio do Programa “Caminho da Escola”.
 
O pleito junto ao Governo Federal foi para a compra de 250 veículos os quais serão adquiridos ao longo de 2014 para atender as cerca de 300 escolas localizadas no interior e área indígena que dependem do transporte escolar terceirizado, conforme previsão do Plano de Ações Articuladas (PAR). O investimento, no total de R$ 5.992.025,00, é oriundo do Ministério da Educação (MEC).

Últimas Postagens