00:00:00

Homenagem póstuma

Governo de Roraima fará homenagem pela passagem dos 82 anos de Ottomar Pinto.


Anchieta homenageia Ottomar
 
Francisco Espiridião/Secom 
 

O governo de Roraima realizará na noite deste domingo (19), a partir das 19h30, uma homenagem alusiva à passagem dos 83 anos do governador Ottomar de Sousa Pinto. A festa será no jardim do Palácio Senador Hélio Campos.

Ottomar governou o Estado por três mandatos não consecutivos. O primeiro, quando Roraima ainda era Território Federal, de 1979 a 1983. O segundo, já como unidade federativa autônoma, de 1991 a 1994 e, o terceiro, de 2004 a 2007, quando veio a falecer, ainda no exercício do cargo.

Homem decidido em suas atuações, Ottomar é lembrado por sua tenacidade e capacidade de trabalho. Ainda no primeiro governo criou a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), entidade que serviu como base de sustentação para o desenvolvimento. A ênfase se deu na abertura de estradas e plantação de núcleos urbanos no interior. 

No segundo mandato, implantou as entidades basilares da recém-criada unidade federativa, com a instituição do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa, entre outros órgãos imprescindíveis para o funcionamento eficaz do Estado.

Sua morte ocorreu em Brasília, no dia 11 de dezembro de 2007, em consequência de problemas cardíacos. Ottomar estava na capital federal em busca de resolução de problemas atinentes ao Estado. Entre os vários pleitos, a transferência das terras da União.

A homenagem que será prestada no domingo contará, em sua abertura, com a leitura do texto de apresentação do evento, execução das músicas Suit Nordestina e Asa Branca, pela Orquestra Sinfônica de Roraima, e mostra de um vídeo-homenagem intitulado “Para Sempre Ottomar”.

Acompanhado da Orquestra Sinfônica, o Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia interpretará o Hino da Batalha, Aleluia e o Hino do Aviador, seguido de uma fala do coronel PM Edison Prola, um dos amigos do homenageado.

Os artistas Neuber Uchôa e Zeca Preto interpretarão a música “Roraimeira”, antes da palavra do vice-governador Chico Rodrigues, sobre o homenageado. Antes da homenagem que será prestada pelo governador José de Anchieta, o Coral Canarinhos da Amazônia executará o “Coro dos Hebreus Cativos”, “Conquest of Paradise”, “Acácia Amarela” e “Amigos para sempre”.

O encerramento da festa terá a apresentação do cantor Joemir Guimarães e Banda, com a música “Petrolina/Juazeiro”, dos dois corais e da Orquestra Sinfônica de Roraima. O governador José de Anchieta convida o povo de Roraima a participar do evento, afirmando que “o povo faz parte dessa história”. 

 

Últimas Postagens