00:00:00

Saúde/RR

Conselheiros de Saúde definem Plano de Ações para 2014.


Conselho traça ações futuras
 
O Conselho Estadual de Saúde de Roraima (CES/RR) iniciou o planejamento das ações para 2014, com a realização da 44ª reunião ordinária, a primeira do ano, nesta terça-feira, (14), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Durante a reunião foram debatidos sete temas, entre eles a prestação de constas das ações de 2013, onde foi discutida a programação do 8º Fórum Norte/Nordeste e Capitais de Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio, em Boa Vista.
 
Na reunião foi definido também o planejamento da Conferência Internacional de Saúde do Trabalhador, que está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2014. Segundo Marília Débora Almeida, secretária-executiva do CES/RR, o conselho é um espaço para apresentar as problemáticas, além de gerar discussão entre as questões enfrentadas pela população, a fim de por em prática ações possíveis de solução.
 
A reunião é aberta, podendo a sociedade civil em geral assistir o desenrolar da reunião. “A cada encontro discutimos temas importantes em relação ao serviço de saúde prestado em Roraima, e definimos ações que possam ajudar no acompanhamento e controle da prestação do serviço oferecido no Estado.”, informou.
 
Para o presidente do CES, Alexandre Salomão, secretário de Saúde, a plenária é um espaço paritário e sobretudo, o elo entre usuário e gestão. “O local propício para acompanhamento e decisão nas ações públicas de saúde. Pretende-se a cada encontro fortalecer a participação popular no SUS, através da intensa troca de experiências e avaliações entre seus participantes e renovar forças e motivações para o aprofundamento da concepção e articulação do efetivo exercício do Controle Social.” finalizou.
 
Marília lembrou que a oitava edição do Fórum Norte/Nordeste tratará de vários temas e Roraima foi escolhido por conta de sua localização e peculiaridade na área da saúde. “Somos fronteira com a Venezuela e Guiana Inglesa, além de vivermos com uma imensa população indígena e ribeirinha, o que torna o desafio do SUS na sua universalidade e integralidade, um grande desafio”, ressaltou.
 
No encontro serão discutidas as políticas de equidade entre regiões Norte e Nordeste, além de assuntos referentes à estruturação dos conselhos municipais e estaduais e o fortalecimento das entidades nos estados das duas regiões.
 
O Conselho Estadual de Saúde foi criado em 1992, é um órgão independente, formado por representantes de 24 entidades, entre governamentais e sociedade civil.

Últimas Postagens