00:00:00

Psicossocial

SEED vai intensificar ações de combate ao trabalho infantil.


Bem estar da comunidade escolar
 
Para 2014 a Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (DIPSE), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) vai reforçar as ações dos projetos executados pelo setor, entre eles, o Projeto de Combate ao Trabalho Infantil.
 
Realizado em parceria com o Ministério do Trabalho, a ação busca sensibilizar sobre a importância de combater o trabalho infantil e ainda identificar possíveis casos para que sejam tomadas as providências cabíveis.
 
Nos meses de fevereiro e março serão realizadas capacitações para professores, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos para que possam iniciar as ações nas escolas.
 
Outro projeto que será desenvolvido pela DIPSE ao longo do ano letivo é o “Como criar seus filhos”. Esta ação busca fornecer aos pais e professores um currículo de ensino para educar crianças e adolescentes, a fim de que possam alcançar um equilíbrio emocional e raciocínio crítico, além de contribuir para o fortalecimento da integração família-escola.
 
O projeto ocorre em formato experimental e já foi realizado nas escolas estaduais Barão de Parima e Elza Breves. A próxima instituição a receber as ações será a escola 13 de Setembro, entre os meses de março a dezembro.
 
A DIPSE também coordena o projeto “Professor Orientador”, que busca capacitar profissionais das escolas para atuarem nas orientações de alunos e familiares. Também existe o “Projeto Paz nas Escolas”, que leva oficinas aos alunos sobre prevenção à violência escolar.
O setor também acompanha o desenvolvimento de outros projetos nas escolas da rede estadual, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Projeto Forças no Esporte (PROFESP) e Projeto Antidrogas.
 
“O foco da DIPSE é o aluno e o bem estar da comunidade escolar. Também buscamos com nossas atividades, a melhoria das relações interpessoais, o respeito mútuo, o resgate de valores e o fortalecimento da relação entre família e escola”, destacou Lilian Ferreira, psicóloga da DIPSE.
A Divisão Psicossocial também promove ao longo do ano, palestras educativas, oficinas e capacitações para professores, gestores, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos e presta atendimentos às escolas.
 
ATENDIMENTOS
 
Quando surge uma demanda na escola, a instituição entra em contato com a DIPSE, que encaminha um técnico até o local para fazer uma análise da situação. Conforme o caso, o setor faz o encaminhamento necessário que vai desde o acompanhamento psicológico, pedagógico, médico ou assistencial. No ano passado, a Divisão realizou 1.946 atendimentos.
 
Para os atendimentos especializados, a DIPSE conta com várias instituições parcerias, entre elas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Boa Vista, a Unidade Intensiva de Saúde Mental (Uisam), da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri).
 
E também Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Faculdade Cathedral e Hospital da Criança, Centro de Atendimento Psicossocial/Álcool e outras Drogas (CAPS/AD) e o Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS/II) para o atendimento de pessoas com doenças mentais.

Últimas Postagens